Intenção de consumo cresce no Paraná
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) paranaenses subiu mais de 5% neste mês, em relação a janeiro deste ano. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
De acordo com o levantamento, o estado alcançou 108 pontos – 20 acima do índice nacional, que registrou 87 pontos. Em comparação a fevereiro de 2017, o indicador teve uma alta de 5,2%. Segundo a coordenadora de pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, este é o melhor resultado registrado no Paraná desde abril de 2015.
De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), alguns fatores – como: a queda da inflação e das taxas de juros – contribuíram para a melhora do poder de compra das famílias. Além disso, as linhas de crédito permitiram menor comprometimento da renda, o que resultou no aumento da intenção de consumo.
Veja Também:
Segundo a pesquisa, o item Nível de Consumo Atual teve um aumento de quase 2%. Já a perspectiva de consumo apresentou uma alta de quase 11%, em comparação ao mês passado. Em um ano, a procura por bens duráveis, como eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, cresceu 6,8%.
O elemento Emprego Atual também teve elevação. Em relação ao mês anterior, o componente teve um crescimento de quase 6% – registrando 124 pontos. A Perspectiva Profissional teve uma alta considerável em relação ao mês anterior. Mais de 40% dos paranaenses acreditam que terão alguma melhora profissional nos próximos seis meses. (Com CBN)