Inovação: startup cria plataforma para apoiar prefeituras na gestão de áreas rurais
A startup MapForest, de Curitiba, empresa apoiada pelo programa Paraná Anjo Inovador, busca criar soluções tecnológicas voltadas para o monitoramento e a gestão de áreas florestais. Entre as soluções desenvolvidas está um sistema disponível de forma online voltado para a gestão geoespacial de empresas.
Baseado neste sistema, mas com foco em prefeituras de pequeno e médio porte, a startup criou o SmallCityGIS, plataforma que possibilita aos municípios um controle mais eficiente de seus territórios por meio de uma interface fácil de usar e com funcionalidades avançadas de geoprocessamento.
A empresa é uma das 68 selecionadas no primeiro edital do Paraná Anjo Inovador, programa da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), que destina até R$ 250 mil para desenvolvimento de projetos inovadores no Estado. A primeira edição é de 2023.
A MapForeste foi criada em 2021 como uma derivação (spin-off) do ecossistema de inovação do Grupo Index. O biólogo Rodrigo de Almeida juntou forças com o engenheiro cartográfico Kelvin Siqueira visando atender à crescente demanda de tecnologias e inovação nos setores florestal e ambiental, principalmente no quesito de consultoria.
“O SmallCityGIS permite que prefeituras mapeiem suas áreas, integrem dados de bancos públicos de informações territoriais, captem dados de produtores rurais, como produção, safra e propriedade. Isso facilita o planejamento rural e ambiental por parte da prefeitura, além de oferecer um suporte essencial ao desenvolvimento da agricultura familiar”, explica o CEO da MapForest, Rodrigo Almeida.
O objetivo da plataforma é tornar a gestão florestal mais acessível e eficiente para cidades menores, sem que seja necessária uma mão de obra especializada, ou altos recursos financeiros para aquisição de softwares de GIS (Sistema de Informação Geográfica). Na prática, com o SmallCityGIS, gestores públicos conseguem não só mais facilidade de gestão florestal, mas também coletar dados em campo, como uso do solo, produção agrícola e práticas sustentáveis.
Outra funcionalidade é o monitoramento ambiental, em que o sistema facilita a fiscalização de áreas de risco como o acompanhamento de incêndios e detecção de desmatamento ilegal. Também é possível fazer a fiscalização e monitoramento de estradas, obras e manutenção de infraestruturas rurais, além de ajudar a planejar melhorias nas áreas rurais dos municípios.
APOIO DO ESTADO – Com o apoio do Paraná Anjo Inovador, a empresa está avançando no desenvolvimento da plataforma, aprimorando e realizando testes para atender as demandas de gestores públicos. A ideia é que em 2025 a versão beta possa ser testada e validada em um município da Região Metropolitana de Curitiba por meio de uma prova de conceito (POC).
Almeida explica como o Paraná Anjo auxiliou a MapForest a ampliar a capacidade técnica e preparar a nova plataforma para um lançamento comercial em breve.
“A participação no programa não apenas acelera nosso desenvolvimento, mas também facilita a aceitação do produto no setor público, abrindo portas para futuras POCs e, posteriormente, o lançamento da solução no mercado. Além disso, acreditamos que essa experiência ajudará a atrair investidores privados, interessados em contribuir para o crescimento e expansão da empresa, especialmente no mercado público”, complementa.
SEGUNDA EDIÇÃO – No primeiro semestre de 2024, a SEI abriu o segundo edital do Paraná Anjo Inovador, visando selecionar até 80 projetos inovadores nas áreas de Cidades Inteligentes, Esportes, Inovação Social, Educação Inclusiva, Apoio à Inovação para Micro e Pequenas Empresas, Combate às Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável.
Ao todo, foram 545 soluções inscritas, quase o triplo de inscrições em comparação ao edital anterior. O programa mostrou ter um grande impacto no desenvolvimento do empreendedorismo paranaense, já que das 469 empresas inscritas na segunda edição, 101 foram abertas entre a data de publicação e a data final de submissão de projetos.
O resultado das empresas selecionadas está previsto para ser divulgado no dia 19 de novembro, na página do programa.
Por - AEN