Inauguração de segunda ponte entre Brasil e Paraguai é adiada devido à 'alta probabilidade de chuva', informou Itaipu

A inauguração da Ponte da Integração, segunda ponte que ligará o Brasil ao Paraguai, que estava marcada para esta segunda-feira (12) foi adiada, de acordo com Itaipu Binacional, devido à "alta probabilidade de chuva".
A construção que tem por objetivo desafogar o tráfego da Ponte da Amizade, ligará Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, à cidade paraguaia de Presidente Franco.
Conforme a assessoria da hidroelétrica, ainda não há nova data para a inauguração, mas expectativa é que seja ainda neste ano.
Inauguração sem tráfego de veículos
Conforme a Receita Federal, mesmo que a inauguração ocorra ainda em 2022, o tráfego para alguns tipos de veículos só deve ocorrer à partir de abril de 2023, isso porque as obras de infraestrutura no entorno da nova ponte ainda não estão concluídas.
No lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, está sendo construída uma nova estrada, a Perimetral Leste. A via tem cerca de 15 quilômetros de extensão e vai ligar a nova ponte a BR-277.
Os trabalhos, no entanto, ainda não chegaram nem na metade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/H/u/HAL061QHK2n3SCaYWovg/nova-ponte-8.png)
Parte da iluminação noturna da Ponte da Integração — Foto: Itaipu Binacional
Outro projeto que ainda não foi concluído é o de uma nova aduana, local onde vão atuar os órgãos de fiscalização obrigatória de fronteiras, como a Receita Federal. Conforme o DER, atualmente as obras estão em fase de terraplenagem e instalação de dispositivos de drenagem.
Mesmo sem a conclusão dos projetos, havia uma intenção de que a ponte, pudesse receber caminhões vazios. Para esta alternativa, os veículos passariam pela atual aduana da Argentina, que fica numa região próxima a nova ponte e por onde também vai passar a Perimetral.
Já o uso pleno da ponte, segundo a Receita Federal, está previsto apenas para maio de 2025, com a conclusão das perimetrais brasileira e paraguaia e das novas aduanas.
Mas para isso, a estrada próxima a cabeceira da nova ponte, deveria estar concluída. Conforme a Receita Federal, isso acontecerá em abril de 2023.
Por - G1