Paraná

Governo lançará edital para seleção de alunos em novos colégios militares do Paraná

Governo lançará edital para seleção de alunos em novos colégios militares do Paraná

Nesta terça dia 06, o Governo do Estado do Paraná publicará o edital de seleção para 270 novos alunos que estudarão nos Colégios Militares de Maringá (Noroeste) e Cornélio Procópio (Norte). As novas unidades passarão a funcionar em 2019. A formalização do edital foi feita nessa segunda feira (5), em Curitiba, pela governadora Cida Borghetti (PP).

 

De acordo com informações do governo, os estudantes já matriculados nas escolas que passarão a ter o sistema de ensino da PM podem optar por continuar ou não na unidade. Os documentos assinados nesta segunda também indicam os comandantes das unidades e inicia os procedimentos pedagógicos, de classificação de alunos e de adaptação dos estudantes que já frequentam as instituições.

 

Em Maringá, a escola será instalada nas dependências do atual Colégio Estadual João XXIII que atende 1.200 alunos do ensino Fundamental e Médio. Serão abertas 90 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 60 vagas para o 1º ano do ensino médio.

 

Em Cornélio Procópio, a nova unidade será no atual Colégio Estadual Alberto Carazzai, que atende 125 estudantes no Ensino Fundamental e Médio. Serão 60 novas vagas para o 6º ano e mais 60 para o 1º ano.

 

VAGA GARANTIDA

 

A comandante da Polícia Militar, coronel Audilene Dias Rocha, afirmou que os alunos que já estudam nesses colégios poderão continuar matriculados, sem necessidade de fazer o concurso.

 

“Esse edital regulamenta o processo seletivo apenas para os novos alunos que devem ingressar nas unidades em 2019”, disse a comandante. O edital deverá ser publicado no site da PM nesta terça dia 06, e cerca de 50% das vagas são para filhos de policiais militares.

 

Segundo Audilene, as escolas passarão por reformas estruturais, como pinturas e adequação. Além disso, o uniforme passa a ser obrigatório, e os alunos precisam obedecer regras e normas típicas de formação militar.

 

“A gente procura incentivar a prática esportiva que é feita no contraturno, a questão do civismo, de respeito aos mais velhos, além da disciplina para que os alunos possam enfrentar os desafios do futuro”, afirmou.

 

Com a mudança, os diretores passam a ser indicados e não eleitos pela comunidade. Quem irá dirigir o colégio de Maringá será o capitão José Renato Mildemberger. Para o Colégio em Cornélio Procópio, foi indicado o major Edvaldo Isidoro Vieira.

 

PARCERIA

 

A proposta pedagógica do Colégio da Polícia Militar em Maringá e Cornélio Procópio será a mesma da rede estadual de ensino, elaborada pela Secretaria de Estado da Educação. Os professores, equipe pedagógica e agentes de apoio (Agentes Educacionais I e II), além da merenda e recursos do Fundo Rotativo serão cedidos pela Secretaria da Educação. Os diretores-gerais, diretores auxiliares e secretários serão cedidos pela Polícia Militar. (Com RSN)

 

 

 

SICREDI 02