Paraná

Governo do Estado lança campanha de prevenção ao uso de drogas

Governo do Estado lança campanha de prevenção ao uso de drogas

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou, na terça dia 04, a campanha "Junho Paraná sem Drogas", que dedica o mês à ações de conscientização e prevenção ao uso de entorpecentes. O governador afirmou que o poder público, a família e toda a sociedade devem trabalhar juntos no enfrentamento ao problema.

 

"O combate às drogas não é preocupação apenas de uma pessoa ou entidade. Toda a sociedade deve estar preocupada em preparar uma geração mais saudável e, acima de tudo, mais preparada para os desafios", afirmou o governador na solenidade, realizada no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

 

O trabalho do Governo do Estado, ressaltou Ratinho Junior, inclui ações conjuntas das secretarias da Segurança Pública, da Justiça, Família e Trabalho e da Educação e do Esporte. "São mecanismos para dificultar o acesso dos jovens àqueles que estão próximos das escolas para tentar capturá-los para o mundo das drogas" disse.

 

O secretário da Segurança Pública, Rômulo Marinho, também enfatizou a integração do poder público com a sociedade. "Isso é fundamental no que se refere a drogas. Além do trabalho educativo, políticas públicas são essenciais para tratar do tema", afirmou, completando que o combate à comercialização de drogas ilegais é prioridade, porque está ligada a outros crimes.

 

CAMPANHA


As atividades do Junho Paraná sem Drogas incluem palestras, concursos e orientações em diversos municípios. Curitiba, por exemplo, concentra as ações entre os dias 24 e 29, com o lançamento da Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, com destaque para o Fórum Popular Contras as Drogas, dia 28, na Câmara Municipal.

 

O Departamento Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública, é quem está liderando as iniciativas. O órgão comandará palestras em Bandeirantes, Paranavaí e Curitiba. "A drogadição é um problema complexo e a melhor forma de tratá-la é a soma de esforços das várias entidades", afirmou o delegado Renato Figueiroa, diretor do departamento.

 

A Secretaria da Educação e do Esporte também tem lista extensa de atividades. A pasta aposta no trabalho dentro das unidades estaduais de ensino que aderirem voluntariamente a campanha, com estudos, pesquisas, debates, pautado no currículo escolar e referente ao tema: "Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas".

 

Além disso, serão feitas "Rodas de Conversa sobre Drogas", em 33 escolas, em parceria com o MP-PR (Ministério Público do Paraná) e a Secretaria Estadual da Saúde. A data de 26 de junho foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o "Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas". No Brasil, é promovida a Semana Nacional de Antidrogas.

 

LEI

 

O Junho Paraná sem Drogas foi instituído pela Lei Estadual 19.121/2017, em substituição a Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas no Paraná, que era realizada anualmente na última semana de junho.

 

A proposta é promover durante todo o mês ações para esclarecer a população sobre os riscos do uso e abuso de álcool e outras drogas, e incentivar a busca de orientação, esclarecimento e tratamento, disponível na rede pública de saúde.

 

 

Por Assessoria

 

 

 

 

 

SICREDI 02