Governo do Estado e Pastoral da Criança discutem ampliação de parcerias para assistência social

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quarta-feira (2), no Palácio Iguaçu, o presidente da Pastoral da Criança, Dom Frei Severino Clasen, que também é arcebispo de Maringá.
O encontro foi agendado com o objetivo de mostrar ações que são feitas pela organização social, que é ligada à Igreja Católica, e ampliar parcerias com o Governo do Estado nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Fundada em 1983 no Paraná, a Pastoral da Criança faz atualmente o acompanhamento de aproximadamente 14,5 mil crianças e quase mil gestantes do Estado. Por meio do trabalho de líderes voluntários, a organização trabalha, entre outras frentes, para garantir que crianças e gestantes acompanhadas estejam em dia com o calendário nacional de vacinação, e na orientação aos pais sobre bons hábitos alimentares, combatendo a desnutrição e a obesidade infantil.
Para ampliar estas e outras ações, o presidente da Pastoral da Criança solicitou o apoio do Governo do Estado. Entre as propostas estão a ampliação do número de líderes voluntários por meio de incentivos, o que pode incluir possível ajuda de custo e fornecimento de ferramentas de trabalho para eles atuarem junto a comunidades vulneráveis.
Uma das possibilidades para custear as necessidades é o repasse de recursos do Fundo Estadual para Infância e Adolescência (FIA/PR). Para isso, a organização precisará formatar um projeto detalhado das ações executadas e dos planos de expansão da sua atuação no Paraná a serem apresentados ao Executivo estadual.
“O trabalho feito pela Pastoral da Criança é importante porque ele ajuda a complementar as ações do Governo do Estado na prestação de assistência social aos mais vulneráveis, portanto estamos à disposição para ajudar no que for possível dentro dos mecanismo legais que o poder público dispõe, como é o caso do FIA/PR e de programas estaduais que já desenvolvemos”, afirmou o governador Ratinho Junior.
AÇÕES DO ESTADO – O governador citou como exemplo o recém anunciado repasse de R$ 159 milhões do FIA/PR para os 399 municípios paranaenses para o fortalecimento de políticas voltadas às crianças e adolescentes. Ele também lembrou que o Paraná é líder nacional na realização de consultar pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que possui o maior programa de construção de novas creches do Brasil, ações que dialogam diretamente com o trabalho da Pastoral da Criança.
Presente na reunião, o secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia, também reforçou a disposição em auxiliar a organização a expandir suas atividades no Paraná. “O Governo do Estado tem vários programas sociais que estão diretamente ligados à criança e, a partir dos encaminhamentos dados pelo governador na reunião, vamos fazer um diagnóstico das necessidades da Pastoral da Criança e elaborar um plano de trabalho junto com os demais órgãos estaduais ligados às áreas da saúde, assistência social e família”, informou.
Uma das possibilidades, segundo Maia, é integrar as ações da organização à Rede 399, uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Sepl) que tem como foco acelerar a promoção do desenvolvimento socioeconômico dos municípios paranaenses a partir de ações focadas na realidade local.
Após o encontro, o arcebispo Dom Severino demonstrou otimismo com o fortalecimento da parceria com o Estado. “A Pastoral da Criança tem em sua essência o cuidado desde a gestante até as crianças de 6 anos de idade e, dentro deste mundo, existe uma série de demandas e preocupações. Percebemos a sensibilidade do governador a estas necessidades e o interesse da parte dele em ampliar estes cuidados em uma parceria que para nós é vital”, declarou.
PRESENÇAS – Também participaram do encontro o secretário estadual da Comunicação, Cleber Mata; os deputados estaduais Evandro Araújo e Maria Victoria; a coordenadora da Pastoral da Criança, Erica Santos; e o assessor de Comunicação da Cúria Metropolitana de Maringá, Everton Barbosa.
Por - AEN