Paraná

Governo do Estado confirma renovação do convênio com Apaes

Governo do Estado confirma renovação do convênio com Apaes

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve na quinta dia 17, na Apae (Associação Pais e Amigos Excepcionais) de Maringá para conhecer as instalações e as atividades desenvolvidas no local. Acompanhado do secretário de Estado da Educação, Renato Feder, e do presidente da Federação das APAES do do Paraná, Fernando Meneguetti, Ratinho Junior conheceu os projetos que atendem, mensalmente, 1.068 pessoas com deficiência.

 

"É um trabalho importante, fundamental, pois possibilita aos alunos o acesso à educação de qualidade e ao acompanhamento que eles precisam", afirmou o governador.

 

No encontro, foi abordada a questão da renovação do convênio com instituições educacionais do ensino especial, que atende mais de 40 mil estudantes em todo o estado. O atual termo de colaboração tem validade até o fim de julho e, segundo o secretário Renato Feder, deverá ser renovado por dois anos. "Vamos dar continuidade ao convênio com as entidades e o objetivo é ampliar o apoio", disse o secretário.

 

De acordo com Fernando Meneghetti, que também é o presidente da Apae de Maringá, a renovação do convênio é vital para as instituições. "O maior volume de recurso que recebemos é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação", afirmou. "O diálogo está acontecendo, o Estado está disposto a continuar, o governador quer apoiar o trabalho, que é uma referência para o país", destacou.

 

MARINGÁ


Criada em dezembro de 1963, a Apae de Maringá é a terceira mais antiga do Paraná e a primeira do Estado em número de atendimentos. Nela, pessoas com deficiência intelectual e deficiência múltipla recebem atendimento em duas escolas, que abrigam um total de 583 alunos, além de inúmeros projetos que a instituição é mantenedora.

 

A escola Diogo Zuliane atende crianças e jovens de zero a 15 anos, com educação infantil e ensino fundamental. Já a escola Reinaldo Rheder Ferreira recebe alunos a partir dos 16 anos e sem limite de idade - o mais velho hoje tem 73 anos.

 

O espaço onde funcionam as escolas e os projetos da Apae de Maringá tem um alqueire e meio, e 11 blocos para as atividades. Por meio de parceria com outras instituições são ofertadas ações nas áreas de saúde, assistência social, cultura, esporte e encaminhamento ao mercado de trabalho. (Com AEN-PR)

 

 

 

 

SICREDI 02