Paraná

Ex-governador do Paraná, Beto Richa, é preso em Curitiba

Ex-governador do Paraná, Beto Richa, é preso em Curitiba

O ex-governador do Paraná e candidato ao senado pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), Beto Richa, foi preso na manhã de terça dia 11, em uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). A investigação é a respeito do programa Patrulha Rural criado durante o governo Richa.

 

Foram presos também a esposa de Beto Richa, Fernanda Richa e seu braço direito e ex-chefe de gabinete, Deonlison Roldo.

 

Os dois foram detidos no apartamento onde moram na Capital do Estado. O ex-governador, a esposa e Deonilson serão encaminhados à Superintendência da Polícia Federal.

 


A OPERAÇÃO

 

O objetivo desta fase é a apuração de suposto pagamento milionário de vantagem indevida no ano de 2014, pelo Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht, em favor de agentes públicos e privados no Estado Paraná, em contrapartida ao possível direcionamento do processo licitatório para investimento na duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323 na modalidade parceria público-privada.

 

As condutas investigadas podem configurar, em tese, os delitos de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. Em Lupianópolis são cumpridos dois mandados de busca e apreensão, já em Colombo apenas um mandato. O grande foco está em Curitiba, capital do Estado, onde são cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, além dois mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária.

 

O nome dado à operação policial remete a codinome atribuído pelo Grupo Odebrecht em seus controles de repasses de pagamentos indevidos a investigado nesta operação policial. (Com Catve)

 

 

 

SICREDI 02