Paraná

Estado promove qualificações em assistência social, saúde mental e igualdade racial

Estado promove qualificações em assistência social, saúde mental e igualdade racial

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, através da Escola de Educação em Direitos Humanos (Esedh), está realizando cursos de capacitação nas áreas de assistência social, saúde mental e igualdade racial. Os eventos serão realizados nos meses de maio e junho.

Um deles é o Seminário Macrorregional da Gestão Intersetorial do Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e do Conselho Estadual De Assistência Social (CEAS). Distribuído em 12 turmas, o seminário envolve os municípios de Campo Mourão, Cascavel, Apucarana, Guarapuava, Curitiba e Maringá.

Ele começou em abril, em Campo Mourão, e vai até o dia 1º de junho, em Curitiba. Foram 1.392 inscritos. As palestras tratam de questões de políticas de articulação para que as famílias superem situações de vulnerabilidade social.

Em parceria com o Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease), será realizada a partir do dia 5 de maio a Capacitação em Emergências Psiquiátricas, destinada aos servidores que atuam no Sistema de Atendimento Socioeducativo do Paraná. O curso será dividido em 16 turmas nos municípios de Laranjeiras do Sul, Cascavel, Maringá, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Londrina e Umuarama.

A capacitação contará com a presença aproximada de 410 servidores inscritos. As temáticas envolvem “A Evolução do Cuidado em Saúde Mental na Perspectiva dos Direitos Humanos”, “Escuta e Manejo em Situações de Crise” e “Crises e o Trabalho em Equipe”.

A Secretaria e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir) também estão promovendo, nos dias 4 e 5 de maio, o Seminário de Promoção da Igualdade Racial na Gestão Pública e Privada.

Estão programadas palestras sobre “A construção sócio-histórica do respeito à diversidade étnica no Brasil e a importância do Estatuto da Igualdade Racial”, “Racismo institucional: Marcos legais do Estado Brasileiro e o Direito a Memória”, “A psicologia do racismo nas relações étnico-raciais”, “A promoção da igualdade racial e suas ações afirmativas na gestão pública e no campo social”, “A importância das políticas públicas e serviços para a superação das desigualdades étnicas no Brasil” e “Os direitos humanos e o respeito à diversidade cultural e religiosa”.

Para este seminário, as inscrições são abertas ao público e seguem abertas até o dia 1º de maio no link http://tiny.cc/kmlquz.

“A nossa pasta tem o propósito de atender as pessoas em situação de vulnerabilidade e também zelar para que os direitos humanos sejam respeitados no Paraná”, afirma Rogério Carboni, secretário da Justiça, Família e Trabalho. "Por isso, esses espaços de diálogo ajudam a formatar políticas públicas mais inclusivas e completas".

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

Hashtag:
SICREDI 02