Estado marca presença do Show Rural com tecnologia, inovação e apoio ao agro
A edição de 2022 do Show Rural Coopavel, feira voltada para a inovação no campo e que marca o início dos eventos agropecuários no Estado, chegou ao fim nesta sexta-feira (11) com extensa participação do Governo do Estado.
Diferentes órgãos e secretarias marcaram presença em Cascavel, no Oeste do Estado, desde a segunda-feira (7), com o anúncio de novas tecnologias para a agricultura, pecuária e energias renováveis, apresentação de boas práticas de cultivo, assinatura de contratos de financiamento com cooperativas e produtores e diversas outras atividades.
O vice-governador Darci Piana, os secretários estaduais Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo), Beto Preto (Saúde), Valdemar Bernardo Jorge (Planejamento e Projetos Estruturantes) e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística); os presidentes da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, da Sanepar, Claudio Stabile, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance, da Ceasa, Eder Bublitz, e da Celepar, Leandro Moura prestigiaram o evento.
“Este é um dos principais eventos do agronegócio brasileiro e apresenta o que há de mais moderno em termos de máquinas, equipamentos e tecnologias voltadas ao meio rural. É graças a iniciativas como essa, promovida pela Coopavel, que o campo paranaense está sempre um passo à frente, o que consolida o Paraná como um dos principais produtores de alimentos do mundo”, afirmou Piana.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, lembrou que o Estado é um grande parceiro da exposição desde o seu início. “O Show Rural retoma a sua trajetória de 34 anos como um espaço muito relevante na transferência do conhecimento e da inovação, das novas tecnologias que chegam para a nossa agricultura”, disse.
A participação do Estado nesta edição foi até os últimos momentos. Nesta sexta, o vice-governador e o secretário Márcio Nunes entregaram à Coopavel a Licença de Instalação para ampliação da Unidade de Produção de Leitões (UPL), localizada no distrito Juvinópolis, em Cascavel. A cooperativa vai investir R$ 220 milhões nas obras, que devem ser concluídas até o final de 2024, dobrando o número de trabalhadores na planta.
Confira outros destaques durante a exposição:
AGRICULTURA – A equipe do Sistema Estadual de Agricultura esteve presente todos os dias da feira para atender lideranças e esclarecer as dúvidas sobre programas e ações desenvolvidas para o setor, como o programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR) e as linhas de crédito do Banco do Agricultor Paranaense.
Presente desde a primeira edição da exposição, em 1989, o IDR-Paraná instalou no local uma unidade de manejo e conservação do solo e da água. Os produtores puderam conferir boas práticas de manejo do solo que preservam o ambiente, aumentam a produtividade, reduzem custos e melhoram a rentabilidade da lavoura.
Na unidade, também houve demonstrações do simulador de chuvas, equipamento já bastante conhecido do público que visita o Show Rural. Outra atração do espaço foi o infiltrômetro de Cornell, equipamento que permite medir com precisão e de forma rápida a quantidade de água da chuva que é absorvida pelo solo, importante para medir a compactação nos terrenos.
O IDR-Paraná ganhou ainda um novo espaço na feira, o Barracão da Agroindústria, inaugurado na quarta-feira (9). O projeto que garante melhor condição de vida e de economia para os produtores de pequenas áreas rurais do Paraná ocupou uma área de 525 metros quadrados e contou com 28 expositores de 19 municípios do Estado, que comercializaram produtos como queijo, mel, salame, bolachas, cucas, entre outros.
O barracão foi idealizado pelo IDR-Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) e a Coopavel.
PESQUISA – A parte de pesquisa foi outro destaque, com o lançamento de cinco novas cultivares durante o evento. Foram três de soja para cultivo orgânico, direcionadas a produtores interessados no mercado de alimentação saudável, uma nova opção de maracujá-amarelo e outra de mandioca para a indústria.
A nova cultivar de mandioca desenvolvida pelo braço de pesquisa do instituto, a IPR Paraguainha é própria para a obtenção de farinha e de fécula e se destaca pelo bom rendimento de amido no processamento industrial. Ela é também cerca de 30% mais produtiva que as cultivares atualmente disponíveis no mercado.
As cultivares IPR Basalto, IPR Petrovita e IPR Pé-Vermelho, de soja, produzem grãos de sabor delicado e que dispensam tratamento térmico preliminar para uso em preparações culinárias.
Resultado de trabalho colaborativo com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de Viçosa e Gebana Brasil, as novas cultivares têm elevado potencial produtivo – podem passar de 5 toneladas por hectare – e bom desempenho frente às principais doenças que atingem as lavouras. O ciclo precoce é outro diferencial, chegando à colheita entre 115 e 125 dias após o plantio.
Foi lançada também a primeira cultivar paranaense de maracujá-amarelo, a IPR Luz da Manhã, idealizada com o objetivo de aumentar a competitividade, fortalecer a indústria regional de processamento e para contribuir com o aumento da renda e da qualidade de vida no meio rural paranaense.
Por - AEN