Paraná

Estado inicia processo seletivo para residência técnica em gestão de saúde pública

Estado inicia processo seletivo para residência técnica em gestão de saúde pública

O programa de Residência Técnica (Restec) de Gestão em Saúde Pública está com 330 vagas abertas para profissionais recém-formados em diversas áreas.

As inscrições iniciam nesta quarta-feira (27), seguem até 12 de maio e podem ser feitas pelo site do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Estado da Saúde. Envolve recursos públicos da ordem de R$ 17,3 milhões para o custeio das bolsas dos residentes e despesas administrativas do programa.

O objetivo é qualificar os servidores e trabalhadores públicos estaduais de diferentes áreas para um conhecimento especializado e fomentar o aprimoramento profissional de recém-formados por meio do curso de pós-graduação (lato sensu). A residência técnica contempla o Curso de Especialização em Gestão em Saúde Pública, ofertado pela UEM, na modalidade de ensino a distância. Com 510 horas, a pós-graduação será totalmente custeada pelo Estado. Além dos residentes, são reservadas 72 vagas no curso para servidores públicos estaduais.

 “Investimos na qualificação de recém-formados que atuarão dentro do sistema de saúde, a qual refletirá diretamente nos serviços ofertados pelo Estado à população. A integração entre o ensino superior com o sistema de saúde vai além dos muros das universidades paranaenses”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

EDITAL – O edital da Restec de Gestão em Saúde Pública prevê vagas para os seguintes profissionais: enfermeiros, farmacêuticos, médicos veterinários, nutricionistas e odontólogos. Completam a lista outras classes profissionais, como administradores, arquitetos, analistas de sistemas, assistentes sociais, biólogos, comunicadores, contadores, economistas, estatísticos, fisioterapeutas, pedagogos, psicólogos, além de engenheiros agrônomos, civis, eletricistas, mecânicos e sanitaristas.

Para concorrer às vagas, os interessados devem ter concluído o curso de graduação nos últimos três anos, nas respectivas áreas profissionais. Durante o desenvolvimento do curso, entre junho de 2022 e maio de 2024, os profissionais vão desenvolver 30 horas semanais (seis horas por dia, de segunda a sexta-feira) de atividades práticas de forma presencial.

A capacitação é composta por dez disciplinas, abrangendo módulos básico e específicos, nas áreas administrativa, atenção e promoção à saúde, vigilância em saúde, atenção especializada no Sistema Único de Saúde (SUS) e assistência farmacêutica no SUS. Os alunos deverão desenvolver trabalhos de conclusão de curso (TCC) no formato de Projeto Técnico de Aplicação, apontando sugestões de melhorias relativas a aspectos identificados no decorrer das atividades práticas.

PROVAS – A seleção dos candidatos será em etapa única, por meio de prova online, a ser realizada no dia 26 de maio e que terá caráter eliminatório e classificatório, com duração máxima de duas horas. Serão 20 questões totalizando 80 pontos e dez questões somando 20 pontos. Para se classificar os candidatos devem obter nota igual ou superior a 60 pontos.

VAGAS – Das 330 vagas, 192 residentes serão direcionados para as 22 Regionais de Saúde do Paraná e 138 profissionais para várias unidades organizacionais da Secretaria da Saúde, em Curitiba.

RESTEC - Além de Gestão em Saúde Pública, estão em andamento os programas de residência técnica de gestão em segurança pública, gestão cultural, gestão em meio ambiente e gestão em ambientes inovadores. 

 

 

 

 

 

 

Por - Agência Brasil

Hashtag:
SICREDI 02