Paraná

Equipe do Huop apresenta trabalhos em Paris e Hong Kong

Equipe do Huop apresenta trabalhos em Paris e Hong Kong

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) foi representado no maior congresso de terapia intensiva do mundo. O 31° Congresso Europeu Lives aconteceu em outubro e um dos médicos da UTI, Amaury Cezar Jorge, foi até Paris para apresentar três trabalhos desenvolvidos pela equipe multiprofissional da UTI adulto do HUOP.

 

A equipe multiprofissional da UTI é composta por Médicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Psicólogos, Nutricionistas, Fonoaudióloga e Assistentes Sociais. O trabalho de maior destaque levado ao congresso foi referente ao Ambulatório do Hospital, que realiza um trabalho após a alta dos pacientes que ficaram internados na UTI.

 

Segundo Amaury Cezar Jorge, o projeto de resgatar o paciente três meses após terem recebido alta para avaliar o nível de melhora e se houve alguma sequela devido aos dias de internamento é feito com todos os pacientes que passam pela unidade. O Ambulatório do HUOP é o único no Brasil a prestar este serviço. Os trabalhos apresentados foram sobre as memórias que os pacientes têm em sua permanência na UTI. Os outros dois sobre delirium e a funcionalidade dos pacientes, realizado pela equipe de médica e de fisioterapia da UTI. O terceiro trabalho foi sobre a funcionalidade e a recuperação motora do paciente em sua internação na unidade.

 

O HUOP também teve trabalhos apresentados em Hong Kong, na China. Em abril, a médica Thais Tsing Chung levou para o congresso Euro Asiático dois trabalhos desenvolvidos pela equipe da UTI, que atendem também no Ambulatório do Hospital.

 

O Hospital Universitário foi o único do país a ter trabalhos aceitos no congresso Euro Asiático. O médico responsável pela UTI, doutor Péricles Almeida, falou sobre os projetos desenvolvidos: “esse modelo de atendimento pós-alta de UTI é único no Brasil, então precisa ser mostrado lá fora. Pela terceira vez, tivemos a oportunidade de expor nosso trabalho no Congresso Europeu e ter trabalhos no Congresso na China, é gratificante”.

 

Segundo ele, congressos como estes em que a equipe leva o nome do HUOP/Unioeste são de extrema importância, “É importante não apenas pra nós aprendermos coisas novas. Mas para ensinarmos, essa troca de experiencias enriquece os dois lados”, finaliza. 

 

Por Assessoria

 

 

 

SICREDI 02