Em 2030, câncer será a principal causa de mortes no Paraná, afirma estudo
Uma pesquisa do Observatório de Oncologia, intitulada "2017-2047: em 30 anos venceremos a guerra contra o câncer?", afirma que, a partir de 2030, o câncer será a principal causa de mortes no Paraná.
De acordo com o estudo, atualmente as doenças que atingem o aparelho circulatório estão no topo das que mais matam os paranaenses, seguidas pelos tumores. Após o ano de 2039, com base na projeção do observatório, o câncer, que ficará no topo durante nove anos, vai dar lugar às doenças no sistema nervoso.
Veja Também:
A pesquisa leva em conta dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outros fatores, para fazer a estimativa, que se baseia, também, na história, cultura e hábitos de vida das pessoas. Alimentação inadequada, inatividade física, tabagismo, uso de drogas e até causas externas, como violência, acidentes, problemas ambientais e desigualdades sociais também são analisados.
Outro estudo do Observatório de Oncologia estimou que, entre 2016 e 2017, no Paraná, 19.950 novos casos de câncer atingiram mulheres e 25.350 novos casos da doença atingiriam homens, no Estado.
Por Fernando Buchhorn (Bonde)