Paraná

Educação abre credenciamento para atrair 250 professores para programa Formadores em Ação

 Educação abre credenciamento para atrair 250 professores para programa Formadores em Ação

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) abriu nesta terça-feira (26) as inscrições para o credenciamento de professores e pedagogos do Quadro Próprio do Magistério (QPM) interessados em atuar como formadores – profissionais que planejam, organizam e conduzem encontros de estudo, acompanhando e orientando colegas da rede estadual nos programas Formadores em Ação e Formadores – Estágio Probatório.

O prazo segue até 7 de setembro de 2025, exclusivamente pelos portais digitais professor.escoladigital.pr.gov.br/formadores_acao e gestaoescolar.escoladigital.pr.gov.br/.

Serão ofertadas ao menos 250 vagas, com possibilidade de ampliação conforme a demanda da rede. A seleção, retomada após a última edição em 2023, é voltada a docentes em exercício na rede estadual e contempla diversas áreas do conhecimento, como Arte, Ciências, Matemática, Línguas, Educação Especial, Educação Profissional e Projeto de Vida, entre outras.

O processo seletivo será composto por etapas como análise de requisitos, prova objetiva, entrevista e avaliação de experiência prévia. A aplicação da prova está prevista para o dia 21 de setembro, às 9h. 

Para o secretário da Educação, Roni Miranda, a retomada do credenciamento reforça a valorização docente. “O Formadores em Ação tem sido um dos programas mais exitosos do nosso estado, promovendo a formação entre pares e fortalecendo a qualidade do ensino. Retomar o credenciamento, após a última edição em 2023, significa garantir que a rede continue inovando e ampliando oportunidades de desenvolvimento profissional para milhares de educadores”, destaca.

A chefe do Núcleo Formadores em Ação da Secretaria, Gilmara de Fátima Weingartner, explica o papel estratégico do formador. “Ele é o elo entre as orientações da Secretaria e a prática pedagógica. Mobiliza, engaja e acompanha os professores cursistas, garantindo que o processo formativo tenha impacto direto na aprendizagem dos estudantes”, afirma.

Eliana Provenci, chefe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico (DAP), ressaltou a relevância da formação especialmente para os professores em início de carreira. “O Estágio Probatório é um período decisivo para o fortalecimento da identidade docente. A formação oferecida pelos formadores é essencial para orientar, apoiar e consolidar práticas pedagógicas de qualidade desde o ingresso do professor na rede estadual”, afirma.

Em 2025, o Formadores em Ação alcançou resultados expressivos. Foram 74 temas trabalhados, com 424 formadores em atuação, responsáveis por 3.123 turmas, que atenderam 59.372 cursistas. Ao todo, foram registradas mais de 3,1 milhões de horas de formação. 

 

 

 

 

Por - Agência Brasil

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