Detran-PR conquista reconhecimento nacional pelas ações do Maio Amarelo

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) vai reconhecer em ato público o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) como entidade destaque no Movimento Maio Amarelo 2025.
A instituição social fará a entrega de uma premiação no dia 4 de agosto, na sede da autarquia paranaense, a partir das 14h. O objetivo é celebrar as ações que se sobressaíram na promoção da conscientização e na construção de um trânsito mais seguro durante as campanhas deste ano.
De acordo com o Observatório, o movimento alcançou grande sucesso graças à contribuição de diversas entidades que se destacaram por sua participação na realização de atividades e programações educativas e informativas. Do Detran-PR, destacam-se três, sendo a produção de um vídeo que abordou de forma sensível e didática os riscos no trânsito e a importância de atitudes seguras; uma série de podcasts educativos com especialistas em trânsito; e ações integradas com a sociedade, como blitz educativas, palestras em escolas e empresas e parcerias com entidades.
Em todas essas atuações, conforme o ONSV, o envolvimento dos colaboradores foi um diferencial. Para o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a homenagem valida os trabalhos desenvolvidos para a campanha e reafirma a importância da disseminação de informações e orientações para transformar o trânsito brasileiro.
“Receber esse reconhecimento nacional é, antes de tudo, uma confirmação de que estamos no caminho certo. O Maio Amarelo é mais do que uma campanha, é um movimento de conscientização que envolve toda a sociedade em torno de um objetivo comum, salvar vidas no trânsito. Temos trabalhado com dedicação para levar essa mensagem de forma clara, acessível e impactante a todos os paranaenses. Essa conquista é fruto do empenho de toda a equipe e do engajamento da população”, afirmou.
O gestor em Trânsito e conselheiro do ONSV, Mauro Gil Meger, ressaltou que o Departamento de Trânsito do Paraná realizou ações abrangentes e inovadoras, alcançando importante engajamento e transformando o Paraná em modelo. “Essas boas práticas inspiram um objetivo comum: salvar vidas e reduzir os índices de sinistros e óbitos no trânsito brasileiro”, disse. “Em uma iniciativa pioneira, a campanha envolveu diretamente a administração pública e essa mobilização em massa garantiu que a mensagem do Maio Amarelo ressoasse em todo o Paraná”.
Para a chefe de Divisão de Programas Educativos para o Trânsito, Orientação Técnica e Assessoramento do Detran-PR, Dayana Cavalli, o reconhecimento valoriza o esforço coletivo das equipes envolvidas, especialmente das Ciretrans e demais parceiros que contribuíram ativamente para o sucesso das ações.
“É um trabalho que vai muito além da obrigação profissional, pois é o reflexo de um compromisso genuíno com a vida. Quando lutamos pela paz no trânsito, não estamos apenas cumprindo uma função, mas defendendo a vida. Esse prêmio simboliza que a luta incansável pela conscientização vale a pena”, destacou.
Já o chefe interino do Departamento Executivo de Escola Pública de Trânsito, Michael Bogo, mensura os resultados perante os cidadãos. “Mais do que uma conquista institucional, o prêmio simboliza o impacto positivo gerado na sociedade. Ele evidencia que ações de educação para o trânsito, quando bem planejadas e executadas de forma colaborativa, podem transformar realidades e salvar vidas. Assim, o reconhecimento serve como motivação e responsabilidade renovada para continuarmos promovendo um trânsito mais seguro, humano e consciente”, afirmou.
Além do Detran-PR, a ABC Trânsito/Setran - Escola Pública de Trânsito de Curitiba será homenageada na ocasião. Pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, deverão estar presentes o CEO, Paulo Guimarães, e os fundadores e membros do Conselho Deliberativo José Aurélio Ramalho e Mauro Gil Meger.
MAIO AMARELO – Desde 2014, o movimento Maio Amarelo mobiliza o Brasil em prol da segurança no trânsito. Por meio de parcerias com o poder público, iniciativa privada e o engajamento da sociedade civil, dissemina-se a mensagem sobre a responsabilidade de todos para a redução de mortes e sinistros nas vias e rodovias do país.
A escolha do mês de maio se justifica pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) de realizar a Primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza advertência.
A campanha do Maio Amarelo do Detran-PR deste ano de 2025 teve como tema “No seu caminho pode ter uma vida”, cujo foco foi mostrar os problemas causados pelo excesso de velocidade. A temática acompanhou a definida pelo Conselho Nacional de Trânsito, “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
Por - AEN