Paraná

Deppen e Narcóticos Anônimos discutem retomada de atendimento no sistema prisional

Deppen e Narcóticos Anônimos discutem retomada de atendimento no sistema prisional

O Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) e o Narcóticos Anônimos (NA) iniciaram nesta sexta-feira (25) as tratativas para o retorno da atuação do programa no sistema prisional. Desde março de 2020, o trabalho havia sido interrompido por conta da pandemia. A previsão é que as atividades sejam retomadas ainda neste primeiro semestre.

O programa do NA oferece aos presos a oportunidade de recuperação dos vícios por meio de um programa de doze passos, entre eles, o apoio dos colegas, religião, perdão, leitura e a participação regular em reuniões de grupo. O trabalho será retomado inicialmente em quatro unidades penais: masculina, feminina, público LGBTQIA+, além de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

“Nossa expectativa é que possamos contribuir para a melhoria das inter-relações desses presos dentro das unidades penais tornando o ambiente mais acessível e harmonioso com menos risco à segurança”, relata a coordenadora da Política da Diversidade e Grupos Específicos do Deppen, Sandra Duarte.

Os grupos irão se reunir presencialmente nas unidades penais, uma vez por semana. A reunião será comandada pelo NA, em conjunto com a equipe técnica do Deppen, que oferecerá suporte psicológico aos presos.

Para Sandra, o trabalho do NA é fundamental para que a ressocialização do detento ocorra de modo eficiente. "É um suporte muito importante para os presos não só no tratamento contra as drogas, mas no alcoolismo também”, disse. Ela acredita que o resultado será a redução da ansiedade e a diminuição de casos de sintomas de abstinência nas unidades penais.

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

Hashtag:
SICREDI 02