Controle de qualidade e 600 mil análises/mês garantem a potabilidade da água da Sanepar
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Em alguns sistemas, especialmente em função de manobras operacionais necessárias para manter a regularidade do abastecimento para a população nos dias de temperatura elevada, pode ocorrer maior incidência de água saindo da torneira um pouco esbranquiçada, o que não deve ser motivo de preocupação para os clientes.
“Esta característica na água ocorre pela presença de microbolhas devido ao turbilhonamento causado pela variação da pressão interna das tubulações durante as manobras. Para que a água volte à cor normal, basta deixá-la descansar por alguns segundos”, explica o diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel.
A água da Sanepar é fornecida à população após rígidas análises dos padrões da água em todos os 345 municípios atendidos, o que garante a sua potabilidade e a sua qualidade. A Sanepar segue padrões nacionais e internacionais de potabilidade, estabelecidos tanto pelo Ministério da Saúde quanto pela Organização Mundial de Saúde, na água distribuída à população.
Para assegurar a qualidade da água entregue aos clientes, mensalmente são realizadas mais de 600 mil análises da água, desde a captação, saída das estações de tratamento e também nas redes de distribuição.
A Sanepar realiza ainda, anualmente, cerca de 7,5 milhões de análises nos laboratórios operacionais durante o processo de tratamento da água, ainda dentro das estações e nos quatro grandes laboratórios centrais.
A Sanepar é autossuficiente nas análises de 109 parâmetros da qualidade da água distribuída para a população, sendo os parâmetros determinados pelo Ministério da Saúde, através da Portaria de Consolidação 5/2017, anexos XX e XXI.
LIMPEZA DA CAIXA – Outro aspecto fundamental é a limpeza regular, a cada seis meses, da caixa-d’água do imóvel, para manter a qualidade da água entregue pela Sanepar e evitar alterações em suas características. Com o esvaziamento da caixa, é possível que resíduos acumulados no equipamento também cheguem às torneiras.
Pesquisa recente encomendada pela Sanepar verificou que, no último ano, 1/3 dos imóveis não fez a limpeza da caixa-d’água. A recomendação é para que a limpeza do reservatório seja feita a cada seis meses.
COLORAÇÃO – Pode acontecer de, na retomada do abastecimento após as manobras, haver situações pontuais de coloração na água devido ao desprendimento de partículas de ferro e manganês da tubulação durante o procedimento de repressurização. Esta água, embora com alteração visual em sua característica, continua potável.
No entanto, caso isso ocorra, os clientes devem entrar em contato diretamente com a Sanepar por meio de um dos canais de atendimento e formalizar a solicitação para que o caso seja verificado no endereço.
CANAIS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE SANEPAR
WhatsApp (41) 99544-0115
Site https://site.sanepar.com.br/servicos
E-mail da Sanepar – https://site.sanepar.com.br/consulta/escritorios-enderecos-telefones – O cliente consulta qual o e-mail da Sanepar em sua cidade, os endereços das Centrais de Relacionamento e os horários de atendimento
Aplicativo Sanepar Mobile
Telefone 0800 200 0115 – Durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, ligação gratuita
Por - AEN