Com desassoreamento, Sanepar entrega revitalização do lago municipal de Cascavel
A Sanepar entregou na tarde desta sexta-feira (23) as obras de desassoreamento e revitalização do Lago Municipal de Cascavel.
A ação da Companhia devolveu ao município um lago totalmente revitalizado e com novos padrões de paisagismo que respeitam e promovem cuidados ambientais. Os investimentos totalizaram R$ 5,5 milhões.
As obras, iniciadas em maio de 2019, retiraram 22 mil metros cúbicos de lodo e resíduos, estruturaram 4,2 quilômetros lineares de proteção das encostas e construíram 11 contenções de materiais sólidos. Também foi implantada uma ilha no centro para abrigo e descanso de aves e mamíferos que vivem nesse habitat.
A recuperação do lago exigiu um trabalho complexo que envolveu a elaboração de projetos e obtenção de licenciamentos ambientais, batimetria, topografia e demarcação de áreas, além da recuperação do terreno que serviu de destino final dos sedimentos. Para fazer o transporte dos resíduos até o terreno no Bairro Cascavel Velho, a Sanepar instalou 3,7 quilômetros de tubulação, inclusive com passagem subterrânea na rodovia.
O presidente da Companhia destacou que não se trata apenas de um equipamento público para lazer e esporte da população, mas que o lago também abriga muitas espécies animais e é um suporte importante para o abastecimento da cidade.
“O trabalho de recuperação do lago seguiu as normas ambientais do Instituto Água e Terra (IAT), com um sistema de contenção para evitar que novos detritos se acumulem no lago. É uma obra emblemática, feita com responsabilidade ambiental e social”, disse Claudio Stabile.
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, agradeceu à Sanepar pelo cuidado com que executou a obra. “Esse trabalho é um símbolo da responsabilidade administrativa para com a nossa cidade”, disse.
PRESENÇAS – Participaram do evento o deputado estadual Gugu Bueno e outros representantes da Sanepar e da prefeitura.
Por - AEN