Caciopar define ações estratégicas de nova gestão
Quarenta empresários de várias cidades da região participaram no sábado, na Acit, em Toledo, da oficina de elaboração do planejamento estratégico da gestão 2018/2020. Sob a coordenação da consultora da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), Iraci Mataczkinski, os diretores definiram ações que, além de fortalecer o movimento associativista, vão contribuir para avanços estruturais à região Oeste do Paraná.
Os trabalhos foram abertos pelo presidente da Caciopar, Alci Rotta Júnior, que agradeceu a presença de todos e deu as coordenadas centrais da oficina. “Todos estamos aqui, voluntariamente, para contribuir com ideias e sugestões que possam, além de colaborar para avanços às nossas empresas e associações comerciais, para o crescimento social, comunitário e econômico de todo o território”, afirmou Alci, que assumiu a presidência em cerimônia no dia 6 de abril, em Cascavel, no lugar do economista Leoveraldo Curtarelli de Oliveira.
Ao mesmo tempo em que confirmaram a defesa de ações estratégicas de atuação, os presentes definiram grupos que vão coordenar etapas específicas de cada uma delas. As eleitas estão nos campos da infraestrutura e logística (Anel Rodoviário/Trevo Cataratas, pavimentação de trechos entre municípios de Quedas e Rio Bonito do Iguaçu, obras rodoviárias como as BR´s 277 e 163 e a PR´s como a 180, 239, 317, 329, 364, 573, 574 e 575), de impulso econômico, de novas dinâmicas e fortalecimento das 46 associações comerciais integradas à Coordenadoria, de parcerias para avanços macrorregionais, principalmente com o Programa Oeste em Desenvolvimento, reforma tributária, segurança pública e de contínua capacitação de empresários e colaboradores.
Em parceria com o POD, a Caciopar defende questões pontuais de grande importância para a atualidade e para o presente da região: sanidade (status de área livre de febre aftosa sem vacinação), investimentos em energias renováveis, ferrovia e aeroporto regional e terão apoio da gestão da Caciopar pelo POD os Conselhos Municipais de Desenvolvimento e os Observatórios Sociais.
A oficina de ações serve como um norte para que a Caciopar, a partir de suas diretorias, saiba que caminhos seguir, como fazer e os resultados que podem ser alcançados e compartilhados, ressaltou Iraci. O encontro de sábado em Toledo contou com a presença também de ex-presidentes da Coordenadoria – Khaled Nakka, Mario César Costenaro, Sérgio Antônio Marcucci e Leoveraldo Curtarelli de Oliveira. Com 42 anos de história, a Caciopar é a primeira e maior das 12 coordenadorias regionais que sustentam a Faciap, uma das maiores federações empresariais do Brasil.
Veja Também: