Em protesto por falta de saneamento, moradores levam baldes de esgoto para sessão de Câmara no PR
Em protesto por falta de saneamento básico no Jardim Irene, moradores levaram baldes e uma garrafa de esgoto para uma sessão da Câmara de Vereadores de Umuarama, no noroeste do Paraná, na noite desta segunda-feira (18).
“A gente trouxe um pouquinho do que a gente vive, de um sofrimento que a gente não esperava quando cada de um de nós comprou a nossa tão sonhada moradia lá”, afirmou a moradora Edna Torres Beraldo.
A população do bairro diz que o esgoto já está correndo a céu aberto. Quando compraram as casas, ninguém sabia que não havia rede de esgoto e que o solo na região não absorve a água, o que faz com as fossas encham muito rápido.
Segundo o relato de moradores, é preciso chamar o caminhão para retirada do esgoto quase uma vez por semana, a um custo de R$ 180 por viagem.
Sandro Henrique Freitas, mecânico e morador do bairro, disse que o protesto é uma forma de tentar que as autoridades ouçam os pedidos de quem vive um constrangimento diário e sequer pode receber visitas devido ao mau cheiro.
“A gente foi buscar a prefeitura, a Sanepar, a loteadora, tudo. Um vai jogando para o outro. Nunca nenhum é o culpado. Só que ninguém dá uma solução. Estamos fazendo esse manifesto agora para saber se a gente tem uma solução”, declarou.(Com G1PR)