'Malhação': Benê explica síndrome para o pai e surpreende Josefina
O pai de Benê (Daphne Bozaski) e Julinho (Davi Souza) aparece depois de Josefina (Aline Fanju) pedir a pensão dos filhos.
Mas Cícero dá uma mancada atrás da outra... Por ter visto as bonecas antigas no quarto da filha, ele leva de presente uma nova boneca, deixando a menina em choque com um presente tão sem noção.
Claro que Josefina e o ex-marido começam a discutir e o pai cita a condição especial da filha, que escuta e decide explicar a ele.
Veja Também:
“E eu vim aqui pra explicar o que é que eu tenho.”
“Você tem certeza que quer fazer isso, filha?”, pergunta Josefina.
“Quando eu era criança, pai, ainda no tempo em que eu ganhava bonecas, eu fui diagnosticada com autismo. Mas aí, depois de muitas visitas à Renata, que é a minha psicóloga, de muitas consultas com vários médicos e também com um neuropedagogo, que é amigo da Dóris, que é a diretora da minha escola... me disseram que eu era Asperger”, diz Benê.
Cícero faz cara de quem não está entendo.
Benê explica que Asperger é um 'estado do Espectro Autista'...
“Eu te explico. Isso é por causa de uma síndrome que afeta a minha capacidade de socialização. Saber disso foi muito bom! Entendi um montão de coisas sobre mim! Isso explicava a minha dificuldade de fazer amigos. Eu entendi por que, mesmo tirando notas altas na escola e conhecendo todas as espécies de passarinhos que existem, às vezes, eu não queria nem ver nem me comunicar com ninguém. E muito menos tocar e abraçar as pessoas.”
Josefina se emociona enquanto escuta a filha que continua:
"Sou uma autista com habilidades para fazer muitas coisas. Não é uma doença. É só uma diferença humana."
Cícero sente um misto entre estar tocado e desconfortável.
“Ainda falta um pouquinho. Depois que eu comecei a pesquisar na internet, eu descobri que cada Asperger é de um jeito, que não adianta ficar checando os sintomas. E isso foi mais legal ainda. Porque eu descobri que eu sou como todo mundo. E cada pessoa é de um jeito. Eu sei que eu pareço esquisita, porque tenho uma maneira diferente de entender o mundo. Mas esse aqui é o meu jeito de ser, pai.”
O pai da menina faz menção de ir embora, mas ela o deixa sem reação dizendo:
“Também queria ter você ao meu lado. É assim que você se sente também, pai?” (Com Gshow)