Novelas

'Verão 90': João conhece Gertrudes, irmã de Galdino

'Verão 90': João conhece Gertrudes, irmã de Galdino

Não é só de malandragem e disfarces que Galdino vive em Verão 90. Além de criar planos mirabolantes e ser um tremendo 171, o personagem de Gabriel Godoy também tem uma coisa muito especial: a amizade de Jerônimo (Jesuíta Barbosa) e Vanessa (Camila Queiroz). Apesar de os três se juntarem para tramar os maiores golpes da novela da 7, não há como negar que eles formam um belo trio de pilantras, não é mesmo?

 

Mas, agora, a última farsa de Galdino foi descoberta e a polícia está na sua cola. E, para complicar ainda mais a situação, sua irmã, Gertrudes, apareceu na cidade e está pronta para soltar todos os podres do irmão para quem quiser ouvir. E a moça vai parar na casa de ninguém mais, ninguém menos que João (Rafael Vitti).

 

Chegando lá, ela se apresenta para o ex-Patotinha:

 

"Gertrudes do Catete, irmã daquele cachorro vira lata do Galdino...", diz ela, pegando João de surpresa.

 

E não é só o nome que Gertrudes e Galdino têm em comum. Os dois são a CARA um do outro, tanto que a personagem também é interpretada por Gabriel Godoy. Mas, dessa vez, o malandro não está se disfarçando e a moça é realmente irmã do pilantra.

 

Com a chegada de Gertrudes, este será o quarto personagem de Gabriel em Verão 90. Como Galdino, ele se disfarçou Madame Adelaide e Andreas Moratti. Foram necessárias muitas perucas e lentes de contato para fazer todos esses "tipos" ganharem vida na trama.

 

 

Gabriel comenta quais foram os desafios na hora de encarar essas transformações, já que cada personagem tinha uma peculiaridade. Além disso, ele admite que se vestir de mulher foi uma ótima experiência na sua carreira: "Acho que todo homem deveria experimentar isso, você se olha no espelho e vê o seu lado feminino, é interessantíssimo."

 

"Para o Galdino, eu tive que fazer fono para pegar um pouco do sotaque carioca, por que o meu sotaque é bem paulista. A família do meu pai é argentina, então eu tenho mais facilidade com o espanhol da Adelaide. Para o Andreas, eu fiz cinco aulas de italiano, vi filmes... Cheguei até seguir a pessoas da Itália para ir pegando um dos trejeitos também."

 

 

 

O ator revela também que se inspirou nos atores Dustin Hoffman e Ed Murphy para o papel. Os dois astros hollywoodianos costumam atuar em múltiplos papéis em um único filme, além de se vestirem de mulher para alguns deles.

 

E, para entrar no clima da malandragem, nada melhor do que ter "parceiros no crime", como é o caso de Galdino, que pode contar com Vanessa e Jerônimo. Gabriel comenta que a parceria em cena também apareceu na vida real com Camila Queiroz e Jesuíta Barbosa: "A Camila tem essa coisa da espontaneidade. Ela vai muito da intuição dela, e ela é muito boa nisso. E o Jesuíta tem uma loucura visceral e potente."

 

"Trabalhar com o Jesuíta foi um dos motivos que me fez aceitar o papel. E conhecer ele mais intimamente agora, é só festa. Muito companheiro e muito generoso. A Camila foi uma surpresa, surgiu uma parceria muito forte com ela."


A reta final de Verão 90 vem batendo na porta e, com isso, os atores já começam a se despedir de seus companheiros de cena e personagens, criando um clima nostálgico no set. Para Gabriel não é diferente:

 

"Eu fico melancólico. Não tem muito o que fazer a não ser aceitar, e entender que é bom viver um pouco esse pseudoluto de uma maratona. E tem uma coisa também de encerrar bem um ciclo, vamos pra próximo trabalho, está fechando muito bem."

 

 

 

SICREDI 02