'Verão 90': Entenda como João Guerreiro foi parar no banco dos réus no caso do Crime da Joatinga

Foto - Gshow
Acusado pela morte da VJ da PopTV, Nicole (Barbara França), João (Rafael Vitti) está no banco dos réus para ser julgado pelo caso que ficou conhecido como o Crime da Joatinga. Metade da população acredita na inocência do ex-apresentador de programa infantil, enquanto a outra parte o chama de Patotinha do Mal.
Vanessa (Camila Queiroz), “namorada” de Jerônimo (Jesuíta Barbosa), o pilantra que armou para que o próprio irmão seja punido por um crime que não cometeu, é a peça-chave do processo. Afinal de contas, o depoimento dela, contra ou a favor de João, vai mudar a vida dos irmãos Guerreiro para sempre.
Entenda em 10 momentos como João Guerreiro foi parar no banco dos réus.
1 – João e Jerônimo, duas crianças, moradoras de Armação do Sul, são aficionadas por Manuzita (Isabelle Drummond), a apresentadora do programa infantil Patotinha Mágica. Após um teste de elenco, os irmãos entram na atração e o sucesso é estrondoso. Mesmo assim, o programa acaba e Jerônimo culpa a mãe e o irmão pelo fim do seu sonho. Nasce aí uma grande rivalidade.
2 – Já adultos, João e Jerônimo têm vidas bem diferentes. Enquanto o cabeludo estuda e tem um programa de rádio, o invejoso se mete com bandidos do local em que mora. A rivalidade entre eles só aumenta.
3 – Dez anos após o término do Patotinha Mágica, João reencontra Manuzita e os dois engatam um namoro. Tal situação deixa Jerônimo com ainda mais raiva do irmão. Nesse momento, o invejoso arma um plano, muda de identidade e vai para o Rio de Janeiro atrás de fama, sucesso e dinheiro. Jerônimo vira "Rojê" e some sem dar nenhuma explicação para a mãe, que não sabe sobre seu paradeiro.
4 – No Rio de Janeiro, “Rojê” conhece Vanessa (Camila Queiroz) e, depois de algumas mentiras de ambas as partes, os dois viram o casal de pilantras do pedaço! Eles passam a ser cúmplices em armações e Jerônimo começa a conquistar o que tanto deseja.
5 – Por outro lado, João está ao lado de Manu buscando um lugar ao sol. E ele consegue. Por mérito próprio, o estudante de jornalismo é convidado para apresentar um programa na PopTV. É nesse momento que Jerônimo, que a alta sociedade conhece como "Rojê", fica ainda mais irado pelo sucesso do irmão.
6 – Após muito procurar pelo filho, Janaína (Dira Paes) encontra Jerônimo e é destratada. Revoltado com a falta de carinho de Jerônimo com a mãe, João vai até a uma festa da PopTV tomar satisfações com o irmão. Foi a pior decisão que ele poderia ter tomado...
7 – Durante a festa da PopTV João e Jerônimo começam uma briga feia. Os dois trocam socos. Até que João cai de uma sacada e fica desacordado. Em outro ponto da festa o mesmo acontece com Nicole, após uma briga com Quinzinho (Caio Paduan), o playboy que Jerônimo vive para bajular. Quando fica sabendo do ocorrido com o “amigo”, Jerônimo tem a brilhante ideia: colocar o corpo do irmão ao lado do corpo da VJ para que ele possa ser acusado do crime.
8 – Não satisfeito, Jerônimo convence Vanessa a dar um depoimento falso. Ela diz à polícia que viu quando João empurrou Nicole da sacada e, com isso, o jovem é preso e vai a julgamento.
9 – João tem uma boa advogada e consegue aguardar ao julgamento em liberdade. Nesse meio tempo ele tenta convencer Vanessa a falar a verdade, argumentando que, mais cedo ou mais tarde, seu irmão vai trair a confiança dela também. O que, de fato, acontece.
10 – Agora, João está no banco dos réus e Vanessa é chamada para depor. A dúvida é se ela falará a verdade ou se vai dar para trás e continuar leal a Jerônimo.
João está no banco dos réus e Vanessa é chamada para dar seu testemunho. João e Manuzita, que tiveram uma conversa com ela um tempo antes, estão certos de que ela irá dizer a verdade. Afinal de contas, ela conseguiu até mesmo uma prova contra Jerônimo, que mostra que foi ele quem planejou para incriminar João.
O problema é que a pilantra teve suas intenções descobertas por Galdino (Gabriel Godoy), também fiel a Jerônimo. E ele disse para a “gatosa” que, nesse momento, o ideal seria ela pensar em si mesma. Deixando a dúvida no ar...
Já no banco das testemunhas, o juiz pergunta por três vezes o que Vanessa tem a dizer.
“Vou repetir a pergunta. Senhorita Vanessa Dias, a senhorita confirma que viu o réu, João Guerreiro, empurrar Nicole Ferraz na madrugada do dia 16 de abril de 1990?”, o juiz quer saber. (Com Gshow)
Veja Também: