Nova Laranjeiras - Saúde informa que a Reserva Indígena Rio das Cobras entrou em 'Surto' de Covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Laranjeiras vem através desta, informar que a Reserva Indígena Rio das Cobras entrou em SURTO de doença pelo Coronavírus SARS – COV2 (COVID-19).
A definição de surto de COVID-19 pode variar de local para local, mas consiste, basicamente, em uma transmissão potencialmente extensa em um local ou organização. Sua abordagem é uma tarefa complexa, necessitando da investigação de múltiplos casos e contatos ao mesmo tempo, devendo ser abordado por equipe treinada e especializada, bem como é esperada uma quantidade maior de pessoas para serem testadas, rastreadas, monitoradas, e uma ênfase maior na busca ativa de casos.
Surtos de doença pelo Coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) se configuram pela ocorrência de pelo menos 3 casos confirmados de COVID-19 por RT-PCR em tempo real associado a reuniões, coletividades e comunidades fechadas ou semifechadas, com vínculo temporal, ou seja, casos que ocorreram em menos de 14 dias entre eles.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município entre o dia 05/01 até a manhã de hoje sexta dia (15) foram notificados 34 pacientes indígenas, 11 desses já com resultados confirmados de COVID-19 por RT-PCR em tempo real e 1 caso descartado e 22 indígenas seguem aguardando resultados.
Diante da situação a SESAI (Secretária Especial de Saúde Indígena) já encaminhou uma equipe de resposta rápida para a Reserva Indígena Rio das Cobras que conta com um médico e duas enfermeiras treinados para a situação de surto dentro das áreas indígenas para somar com os demais profissionais locais da área indígena Rio das Cobras e buscar cessar esse surto o mais rápido possível evitando assim casos mais graves e aumento maior de casos.
A Secretária de Saúde municipal juntamente com a 5ª Regional de Saúde de Guarapuava-PR está em retaguarda providenciando todos os subsídios necessários para atender a população indígena nesse momento de surto que exige uma colaboração de todos os órgãos envolvidos para cessar o mais rápido possível esse surto e evitar agravamentos maiores.
Os casos confirmados e suspeitos se encontram em bom estado geral e cumprem o isolamento em suas residências juntamente com seus familiares e seguem sendo monitorados diariamente pela equipe de saúde local, não temos nenhum internamento até o momento. (Com Secretaria de Saúde).