Nova Laranjeiras

Nova Laranjeiras - Equipe NASF realiza hiperdia com ação de prevenção ao suicido na comunidade Linha Concórdia e ESF Xagu

Nova Laranjeiras - Equipe NASF realiza hiperdia com ação de prevenção ao suicido na comunidade Linha Concórdia e ESF Xagu

A Prefeitura Municipal de Nova Laranjeiras, por meio da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), realizou na última semana dias 21 e 22 de março de 2019, o HIPERDIA, nas comunidades de Linha Concórdia dia 21, e no ESF Xagu dia 22 com capacitação para a Equipe e palestras sobre a valorização da vida e prevenção e combate ao suicídio.

 

No evento, os profissionais do NASF: Psicóloga Edina Fávero e equipe atenção Básica com as enfermeiras Sarah e Andressa, farmacêutica Marcela e médico Dr Marcos repassaram aos participantes orientações importantes à cerca do suicídio, os mitos e verdades sobre o problema, como reconhecer os sinais de alerta e como agir para ajudar uma pessoa em sofrimento.

 

Ao abrir o evento, a Enfermeira e coordenadora do NASF Andressa Veronese, apresentou a equipe e falou sobre a importância do hiperdia na comunidade e explicou o objetivo da ação. “Esta é a primeira vez que estamos desenvolvendo este tipo de ação aqui nesta comunidade, por causa do índice absurdo de suicídios e do grande número de casos de depressão que tem acontecido em nossa região e no nosso Município, reunimos esta equipe e decidimos trabalhar em Comunidades estratégicas de nova Laranjeiras para desenvolvermos ações de prevenção e combate ao suicídio e de valorização da vida para as pessoas que estão sendo acompanhadas pelo NASF e estendendo a ação para toda a população do município”.

 

Em seguida, a psicóloga do NASF, Edina Fávero, explicou que o momento não era só de palestras, mas também de reflexão e autoavaliação. “Hoje, resolvemos fazer esse momento, um momento diferente, não só de palestras, mas de reflexão, autoavaliação, e também de espiritualidade, pois temos que trabalhar o corpo e a mente, e também o espírito para que a gente tenha uma boa saúde mental”.

 

Segundo a psicóloga Edina, essa é uma realidade que também está presente no nosso município e que precisamos estar em alerta e orientando as pessoas a buscar ajuda profissional. “Essa é uma realidade que não está tão distante, é uma questão que está presente no pais, no nosso estado, na nossa região e no nosso município, e que a gente tem que estar sempre combatendo, buscando sempre combater esses índices de suicídio, de depressão, de crises de ansiedade, que os adolescentes e adultos estão tendo bastante.


Estou tendo muitos pacientes com crises de ansiedade e outros sintomas, e se isso não for tratado logo, os problemas futuros serão desastrosos infelizmente. A gente tem que estar sempre em observação e orientando as pessoas a buscarem ajuda” disse Edina.

 

Por Assessoria

 

 

 

 

SICREDI 02