Nova Laranjeiras

Nova Laranjeiras - Encontrado inseto vetor da Doença de Chagas

Nova Laranjeiras - Encontrado inseto vetor da Doença de Chagas

Foi encontrado nesta quinta dia 02, inseto com características compatíveis para o inseto Panstrongylus megistus, vetor da Doença de Chagas( “bicho-barbeiro”- tem esse nome por picar na região da face, enquanto a pessoa dorme). O Biólogo da Vigilância Sanitária Municipal, Álvaro de Oliveira Branco, coletou o inseto e enviou para a confirmação técnica através da Regional de Saúde.

 

Naturalmente o animal nasce limpo, mas pode se contaminar e transmitir a doença. Estamos no aguardo o resultado da análise, para saber se esse inseto está contaminado ou não. Assim que obtivermos a resposta informaremos.

 

Pedimos à população que se encontrar inseto parecido envie para a Vigilância Sanitária para identificação, os Agentes Comunitários de Saúde também podem auxiliar na informação.

 

O município possui 4 PIT – Pontos de Informação e recebimento de insetos Triatomíneos:

 

PIT SEDE (Prédio do TFD).

PIT Rio Guarani (Posto de Saúde)

PIT Rio da Prata (Posto de Saúde)

PIT Xagu (Posto de Saúde)

 

Doença de Chagas

 

O microorganismo caudador (trypanosoma cruzi) é transmitido no ato de alimentação do inseto vetor (transmissão vetorial clássica). Assim que o barbeiro termina de se alimentar, ele defeca, eliminando os protozoários e colocando-os em contato com a ferida e a pele da vítima, entram na corrente sanguínea e causa a DOENÇA DE CHAGAS. Estima-se que existam aproximadamente 12 milhões de portadores da doença crônica nas Américas, cerca de 2 a 3 milhões no Brasil.

 

Sintomas da Doença de Chagas


A Doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que é a aguda e a crônica. A fase aguda, que é a mais leve, a pessoa pode apresentar sinais moderados ou até mesmo não sentir nada.

Na fase aguda, os principais sintomas são:

febre prolongada (mais de 7 dias);
dor de cabeça;
fraqueza intensa;
inchaço no rosto e pernas.


Na fase crônica, a maioria dos casos não apresenta sintomas, porém algumas pessoas podem apresentar:

problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca;
problemas digestivos, como megacolon e megaesôfago.

 

 

Por Assessoria

 

 

 

SICREDI 02