Nova Laranjeiras

Nova Laranjeiras - Agroindústrias aparecem como referência para outros municípios

Nova Laranjeiras - Agroindústrias aparecem como referência para outros municípios

Uma iniciativa que surgiu da parceria entre a Emater e a Prefeitura Municipal começa a gerar frutos.

 

Quando o produtor rural decide que quer abrir uma agroindústria procura o escritório da Emater, onde o profissional lhe orienta sobre as necessidades técnicas mínimas para a atividade, assim seu nome é inserido na lista de interessados para as capacitações coletivas como, por exemplo, boas práticas de produção e tratamento de água com clorador. Além da proteção de fonte e montagem do clorador. Uma vez capacitado o produtor começa a execução.

 

O Departamento de Vigilância Sanitária realiza mensalmente dez coletas de amostra de água de consumo humano para análise de qualidade, sempre que possível inclui as agroindústrias, uma vez que a agua utilizada na produção e a mesma consumida pela família. Além disso, também faz a inspeção técnica no ambiente de produção, principalmente se for panificados ou minimamente processados para a obtenção do Alvará Sanitário.
Produtos de Origem Animal (POA) cabe ao SIM (Serviço de Inspeção Municipal) a parte da produção e a Vigilância Sanitária cabe à verificação da qualidade da água, saúde do trabalhador e controle de vetores.

 

Quanto aos cloradores a Prefeitura Municipal de Nova Laranjeiras ajudou com parte do material, e a Emater auxiliou a montagem, assim como a proteção de fonte.

 

O Veterinário da Emater Eduardo Silva e o Biólogo Álvaro de Oliveira Branco do Departamento de Vigilância Sanitária municipal acompanharam, na ultima segunda-feira (18), uma excursão com 20 produtores do Município de Marquinho, que estiveram visitando o Município de Nova Laranjeiras, com o intuito de conhecer algumas das agroindústrias que já estão formalizadas, para que as iniciativas sirvam de inspiração e alternativas para os produtores.

 

As agroindústrias visitadas na ocasião foram:

 

Belo Sabor, produtos panificados da Sra. Vilma Olkoski, localizada na comunidade Rio Bananas.
Queijos Serra Grande, do Sr. Oscar Chusca, localizada na comunidade Rio Tavinho (Rio Bananas).
Linguiças Cascata, do Sr. José Juraski, localizada na comunidade Santo Antônio.
Os visitantes saíram satisfeitos com que viram, pois encontraram alternativas que permitem as estruturas estarem dentro das normas sanitárias e com baixo custo, como por exemplo, a porta com telinha armação de canos de PVC, o clorador também de PVC, o fogão com a boca voltada para fora evitando manuseio de lenha dentro da produção entre outros. Além disso, a qualidade e a higiene dos produtos e ambientes chamou a atenção, sendo que os produtores foram parabenizados pela dedicação.

 

Por Assessoria

 

 

 

SICREDI 02