Por determinação do prefeito Osmário Portela, o CMEI Greice Kelli acaba de receber novos equipamentos de segurança, móveis e utensílios adaptados para atender as 46 crianças que estão matriculadas.
A Secretária de Educação Ana Rosa Gregorio disse que é prioridade do governo municipal investir na educação infantil, já que os primeiros passos são fundamentais para o sucesso do aluno em toda a sua trajetória escolar.
"Nosso CMEI aqui do Bairro Vila Nova recebe esses novos equipamentos que melhoram muito nosso trabalho com as crianças", disse a coordenadora professora Tânia. "Agradeço o prefeito Osmário Portela, a Secretária Ana Rosa Gregorio, toda a equipe da educação e nossa equipe aqui do CMEI". Sempre que o trabalho é feito com amor os resultados são extraordinários.
No CMEI Greice Kelli 14 profissionais tem a missão de atender os 46 alunos e alunas, são elas: Coordenadora Tânia, professoras Sebastiana, Letícia, Daniele, Daiane Marinello, Nayane, Daiane Correia, Claudete, Rosicleia, Paula, Salete. Zeladoras Fatinha, Trindade, Marines.
Os novos equipamentos proporcionam conforto e segurança. Novas câmeras HD, novos alarmes, caminhas, mesas para refeições, parquinho e muito mais.
"Esta é nossa obrigação, investir no futuro de Guaraniaçu e o futuro são as nossas crianças", disse o prefeito Osmário Portela, agradecendo toda a equipe pelo empenho e dedicação.
A votação aconteceu durante este domingo dia 06, e, como em todo o Brasil, a eleição contou com bastante participação popular.
Em Guaraniaçu estava em disputa cinco vagas, que ficarão no cargo nos próximos quatro anos.
O resultado final ficou o seguinte.
1º - Ivanir do Vale - 267 votos
2º - Marilene de Fátima Tomé - 219 votos
3º - Silmara Nunes Barbosa - 192 votos
4º - Ivone Moraes - 153 votos
5º - Maria do Belém - 135 votos
6º - Odila Castilho - 132 votos
7º - Leonir Wrubel - 103 votos
8º - Natalino da Silva - 99 votos
9º - Jacy Lieberb Araújo - 47 votos
Compareceram na Escola Joaquim Modesto da Roda, local onde aconteceu a cotação, 1336 pessoas que votaram e elegeram as cinco primeiras colocadas na relação acima. As quatro últimas posições no pleito, ficarão como suplentes.
O Conselho Tutelar é formado por membros eleitos pela comunidade para mandato de três anos. Nesse período, os conselheiros atendem crianças e adolescentes e aconselham seus pais e responsáveis.
Seu trabalho é basicamente norteado sob denúncias, por isso, sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra menores, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional, o Conselho Tutelar deve ser acionado.
Cabe ao Conselho Tutelar aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente. No entanto, o Conselho Tutelar não tem competência para aplicar medidas judiciais e não pode julgar nenhum caso e não age como órgão correcional. Desta forma, quando um adolescente, por exemplo, pratica algum crime, este será direcionado à Polícia Militar.
O Conselho Tutelar poderá atuar somente com aconselhamento. Também não é função do conselho tutelar fazer busca e apreensão de crianças e/ou adolescentes, expedir autorização para viagens ou desfiles, determinar a guarda legal da criança. O Conselho Tutelar é apenas um órgão zelador.
Como parte das atividades programadas para celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado na última terça-feira, 01 de outubro, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social, está promovendo nesta sexta-feira dia 04, nas dependências do Centro doe Convivência João Badott, um encontro com direito a Café da Manhã e uma Palestra Show com o tema: Faça da Vida um Show, com o palestrante Rosilei Antônio Angst da cidade de São Miguel do Iguaçu.
O Vice-Prefeito, José Gracioso, que interinamente responde pelo Prefeito Osmário Portela, licenciado das funções em decorrência de um procedimento cirúrgico, esteve participando da abertura das atividades, ao lado da Secretária de Assistência Social, Elizane Habech Lejanoski e dos presidentes dos clubes da Terceira Idade Alegria de Viver, Nelcir Novack e Lição de Vida, Ari Peveta e da presidente do Lar dos Idosos, Waléria Bertuol.
Além da Palestra Show, o evento também tem por objetivo, orientar e combater os crimes contra a pessoa idosa.
Durante os dias 02 e 03 de outubro técnicos da Defesa Civil Estadual realizam capacitação de servidores públicos e de membros da Defesa Civil municipal de Guaraniaçu - Pr.
O objetivo é instruí-los na realização de cadastro de áreas de atenção e de residências com objetivo de identificação e quantificação de risco, com foco voltado a deslizamentos e rolamentos de blocos.
Também foi demonstrado a tecnologia utilizada pela Defesa Civil Estadual na utilização de Drones para mapeamento de áreas de atenção.
Essas capacitações resultam em uma melhoria na qualidade do trabalho realizado em prol da população paranaense.
"Defesa Civil Somos Todos Nós"
O Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social, contemplou outras 20 famílias com Programa Bolsa Família Municipal. Estas famílias receberam requisições para retirada de materiais de construção nas empresas contratadas mediante licitação. O evento foi realizado nas dependências do Centro de Convivência do Idoso, Alegria de Viver.
Ao total já foram beneficiadas 177 famílias. A Secretária de Assistência Social, Elizane Habech Lejanoski, explicou como é o procedimento de uso e da retirada dos materiais aos presentes.
Ela falou sobre a importância do programa e do comprometimento do Governo Municipal em atender pessoas que, apresentam alta vulnerabilidade social através de programas sociais.
Os contemplados são aprovados a receber o benefício, após visitas da Assistente Social, que realiza “in loco”, avaliação da real necessidade da família ser incluída no programa. A meta é atender em média 20 famílias por mês.
Instituído pelo Poder Executivo e aprovado pelo Legislativo Municipal, através da Lei Nº 1121/2018 o Programa Bolsa Família Municipal, desenvolve ações através da Secretaria de Assistência Social, que contempla com recursos próprios do Município, famílias que apresentam “Alta Vulnerabilidade Social”.
Os interessados em participar do Programa, devem procurar a Secretaria de Assistência Social.
Como parte das atividades realizadas para celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta terça dia 1º, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social, estará promovendo na próxima sexta-feira dia 04, nas dependências do Centro doe Convivência João Badott, um encontro com direito a Café da Manhã e uma Palestra Show com o tema: Faça da Vida um Show, cujo palestrante será Rosimar Antônio Angst da cidade de São Miguel do Iguaçu-PR.
Segundo a secretária de Assistência Social, Elizane Habech Lejanoski, a palestra tem momentos musicais e é direcionada aos idosos, justamente para comemorar o Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta terça-feira, dia 01 de outubro.
O evento também visa principalmente combater os crimes contra a pessoa idosa. A secretária lembrou que o evento será realizado na sexta-feira, dia 04, em razão da agenda do palestrante. Todos da terceira idade, estão convidados a participar.








-PortalCantu-27-06-2026_large.png)

_large.jpg)
_large.jpg)



-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-1-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)







