Guaraniaçu - Saúde Implanta Programa de Estratificação de Risco em Saúde Bucal
Com o objetivo de permitir a priorização do atendimento aos que tem maior risco e definir o planejamento terapêutico de cada usuário, na estratificação de risco, o profissional deve levar em consideração os fatores determinantes de risco, não só biológicos e odontológicos, mas também os de auto cuidado.
A estratificação de risco deve ser realizada pelo cirurgião dentista, sempre na primeira consulta individual agendada, onde deve ser anotada no prontuário do usuário, servindo de base para o plano de tratamento e o posterior monitoramento da saúde bucal do paciente.
Segundo informou o secretário municipal de Saúde, Wanderlei Portela, informou que na estratificação de risco, os pacientes serão considerados como de “Baixo, Médio e Alto o Risco”, com base nos seguintes critérios, utilizando escores cuja somatória definirá o risco individual do paciente.
Confira os critérios na Tabela Abaixo:
O secretário reuniu os profissionais da área que atuam no Centro Municipal de Saúde, para troca de idéias e sugestões para o bom andamento do Programa. “Precisamos que nossa população, em especial os que se enquadram nos critérios, encontrem um profissional motivado, que realize um bom trabalho e que permita a estas pessoas, resgatar a auto estima e conseqüentemente melhore sua qualidade de vida, disse Wanderlei.
Fazem parte destes grupos:
• O Usuário que apresenta condição crônica: Diabetes, Hipertensão, Gestante ou Idoso;
• Usuário com Deficiência Intelectual;
• Usuário Acamado;
• Usuário de álcool, tabaco e outras drogas;
• Criança de 6 a 11 anos ou Adolescente de 12 a 19 anos.
Por Assessoria