Guaraniaçu - Confira resultado final da eleição para o Conselho Tutelar
A votação aconteceu durante este domingo dia 06, e, como em todo o Brasil, a eleição contou com bastante participação popular.
Em Guaraniaçu estava em disputa cinco vagas, que ficarão no cargo nos próximos quatro anos.
O resultado final ficou o seguinte.
1º - Ivanir do Vale - 267 votos
2º - Marilene de Fátima Tomé - 219 votos
3º - Silmara Nunes Barbosa - 192 votos
4º - Ivone Moraes - 153 votos
5º - Maria do Belém - 135 votos
6º - Odila Castilho - 132 votos
7º - Leonir Wrubel - 103 votos
8º - Natalino da Silva - 99 votos
9º - Jacy Lieberb Araújo - 47 votos
Compareceram na Escola Joaquim Modesto da Roda, local onde aconteceu a cotação, 1336 pessoas que votaram e elegeram as cinco primeiras colocadas na relação acima. As quatro últimas posições no pleito, ficarão como suplentes.
O Conselho Tutelar é formado por membros eleitos pela comunidade para mandato de três anos. Nesse período, os conselheiros atendem crianças e adolescentes e aconselham seus pais e responsáveis.
Seu trabalho é basicamente norteado sob denúncias, por isso, sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra menores, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional, o Conselho Tutelar deve ser acionado.
Cabe ao Conselho Tutelar aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente. No entanto, o Conselho Tutelar não tem competência para aplicar medidas judiciais e não pode julgar nenhum caso e não age como órgão correcional. Desta forma, quando um adolescente, por exemplo, pratica algum crime, este será direcionado à Polícia Militar.
O Conselho Tutelar poderá atuar somente com aconselhamento. Também não é função do conselho tutelar fazer busca e apreensão de crianças e/ou adolescentes, expedir autorização para viagens ou desfiles, determinar a guarda legal da criança. O Conselho Tutelar é apenas um órgão zelador.