Guaraniaçu - Por que procurar a ajuda de um psicólogo para fazer escolhas na carreira ?? Saiba mais com a Psicóloga Eliane Racoski
Eliane de Fatima Bruger Racoski
Psicóloga com ênfase na psicanálise e Palestrante, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Psicologia do Trânsito. Cursando pós graduação em Arteterapia e Neuropsicologia. Possui experiência com atendimento clínico com ênfase na Psicanálise, na Ciretran na realização de Avaliação Psicológica de candidatos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Atuou como docente na pós-graduação em Psicopedagogia na Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missionária – FETREMIS. Tem experiência na escola de ensino fundamental como Psicóloga e Psicopedagoga nas avaliações com alunos.
Orientação profissional/vocacional na Psicologia: por que procurar a ajuda de um psicólogo para fazer escolhas na carreira:
A Orientação Profissional na Psicologia é um campo de estudo e atuação que tem como objetivo compreender aptidões, interesses, dificuldades e processos de escolha de indivíduos quando o assunto é profissão e carreira. Tudo isso com o objetivo de desenvolver métodos e ferramentas que auxiliem a tomada de decisões nessa área tão importante da vida.
O Brasil apresenta taxas altas de evasão universitária, em parte causadas pelo arrependimento de novos ingressantes em relação ao curso escolhido. A orientação profissional, portanto, precisa ser valorizada e difundida no país, como uma das formas de evitar que os jovens se arrependam de escolhas referentes às suas carreiras. Além disso, muitos profissionais já formados também podem se beneficiar da ajuda dessa área da Psicologia.
Atualmente, com as constantes mudanças no mercado de trabalho, devido a complexidade e diversificações das funções, as pessoas precisam, cada vez mais, desenvolver habilidades e aptidões para atenderem aos seus próprios interesses e estarem atualizados frente a demanda profissional.
A velocidade com que as informações percorrem o mundo, influencia as pessoas a terem atitudes imediatistas. É necessário ter flexibilidade e tranqüilidade ao articular seu conhecimento e experiências para adaptar-se a uma nova realidade.
Nos dias de hoje, ter apenas uma formação não basta, é necessário ampliar os conhecimentos teóricos e práticos para enfrentar os desafios e a crescente competitividade no mercado profissional. A seleção se torna mais rigorosa em busca de habilidades específicas.
Criar, inovar e transformar o pensamento em ação é o lema que deverá estar presente no novo milênio. A Orientação Vocacional, vem buscando diversas estratégias, para melhor adaptar-se a essa nova realidade. É um atendimento voltado para orientação e informação, que envolve a escolha profissional. É indicado para adolescente e também para adultos que estejam em conflitos com a sua escolha profissional, podendo ou não estar relacionado com as constantes modificações do mercado de trabalho.
A finalidade da Orientação Vocacional é avaliar, analisar, esclarecer e informar o examinando suas áreas de interesses, aptidões específicas e gerais, que se apresentam inseridas em suas possibilidades. Revela também, tendências e habilidades em área ou campos de trabalho. O objetivo da Orientação Vocacional é associar esses campos e sugerir caminhos ou tendências profissionais, que possam estar mais próximas das possibilidades, capacidades e interesses do examinando. A Orientação Vocacional pode proporcionar ao examinando uma forma de resolver o "dilema" diante desse momento de decisão.
Se você está entre os muitos jovens que não sabem ao certo que profissão escolher ou se você já é um profissional formado, mas gostaria de mudar de área, então conheça aqui os benefícios da orientação de um psicólogo para a sua carreira.
Orientação profissional na Psicologia: mais de um século de evolução:
Se você acha que a preocupação com a orientação profissional de jovens prestes a escolher as suas carreiras é algo recente, saiba que está equivocado. Na primeira década do século XX, já havia um educador pensando nisso: o norte-americano Frank Parsons, considerado o pai da orientação vocacional.
Ao longo do século XX, diversos profissionais adicionaram teorias e práticas a esse processo, com cada vez mais conhecimentos novos da Psicologia ganhando espaço na área. Os avanços desse campo de estudo são claros hoje nas pesquisas complexas e nas práticas bem embasadas da orientação profissional na Psicologia.
Como a orientação profissional pode ajudar você:
Atualmente, existem diferentes correntes, bem como testes vocacionais, dentro da área de estudo e atuação da orientação profissional na Psicologia. Muitos testes vocacionais podem ser encontrados até mesmo on-line, e realizá-los do conforto do seu sofá pode ser um bom primeiro passo se você está em busca de descobrir a sua vocação.
No entanto, a orientação de um(a) profissional de Psicologia, que estudou durante anos para auxiliar pessoas nesse processo, é incomparável e insubstituível. Além disso, ao se consultar com um(a) psicólogo(a), você terá um atendimento personalizado, que considerará a sua personalidade, as suas características individuais, possíveis dificuldades e questões psicológicas e emocionais que precisam ser levadas em consideração.
A orientação profissional na Psicologia geralmente é feita ao longo de diferentes sessões, que incluem uma entrevista, questionários de interesses, testes projetivos, testes de personalidade e teste intelectual e, por fim, um delineamento do perfil dos pacientes, feito pelo(a) psicólogo(a).
O relatório construído no fim do processo permitirá que o indivíduo não apenas conheça os cursos e profissões mais adequados para o seu perfil, mas também que se conheça melhor, tendo mais consciência dos seus interesses e aptidões. Ou seja, a orientação profissional contribui ainda para o autoconhecimento e pode favorecer o desenvolvimento pessoal.
Professores interessados em auxiliar os seus alunos no processo de autodescoberta e de escolha profissional também podem colocar em prática algumas atividades em sala de aula. Para muitos estudantes, contudo, a orientação com um(a) psicólogo(a) ainda será um complemento recomendável.
Orientação profissional não é só para adolescentes!
A orientação profissional não é útil somente para adolescentes e jovens adultos se preparando para prestar o Enem. Muita gente pode se beneficiar da orientação profissional de um(a) psicólogo(a), como é o caso de:
Estudantes universitários insatisfeitos com o curso e considerando uma transferência de faculdade;
profissionais já formados, mas que querem mudar de área;
profissionais que desejam tomar decisões importantes ou efetuar algum tipo de mudança em suas carreiras;
entre outras pessoas que se encontram diante de algum impasse na vida profissional.
O papel do psicólogo (orientador vocacional) é:
- ajudar o examinando a pensar sobre sua própria realidade;
- analisar os possível aparecimentos de conflito diante da tomada de decisões em relação ao seu presente e ao seu futuro profissional.
O adolescente pode apresentar dificuldades, tais como: mudanças de comportamentos, atitudes agressivas, impulsivas ou de irritabilidade, aumentando a ansiedade na tomada de uma decisão. Angústia e medo frente ao futuro leva-o, principalmente, a sentir-se inseguro e perdido, é comum esses sintomas aparecerem nesse período de definição.
A decisão é uma escolha pessoal. Cabe ao orientador acompanhar o orientando em suas reflexões, auxiliando-o a definir de maneira mais lúcida e segura sua escolha para que seja integrada, harmoniosa e feliz consigo mesma.
Ficou interessado(a) em iniciar um processo de orientação profissional? Entre em contato conosco.
Eliane Bruger Racoski
Psicóloga (45)99966-3648.