Guaraniaçu - Pessoas com Fibromialgia terão prioridade em atendimento público ou privado
A Lei Nº 1204/2019 foi sancionada pelo Poder Executivo e teve sua origem na Câmara Municipal, através do Projeto de Lei de indicação do vereador Odair José Lopes Nery, que acatou sugestão da paciente Jaqueline Rotava e que foi aprovado por unanimidade pelos demais edis.
Com a Lei Municipal aprovada e sancionada, foi instituído no âmbito do Município, o Dia Municipal da Fibromialgia a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de maio. A data constará no Calendário Oficial de Eventos do Município de Guaraniaçu.
Conforme explicou a Secretária Municipal de Saúde, Ivone Fabrício, neste dia, serão realizadas por meio da Secretaria de Saúde, palestras, debates, aulas e seminários de discussão que contribuam para a conscientização e divulgação de informações a cerca da doença.
Com a Lei, ficam as entidades públicas e empresas privadas obrigadas a oferecer, durante todo o horário de expediente, atendimento preferencial aos portadores de Fibromialgia. As empresas comerciais que recebem pagamentos de contas e bancos deverão incluir os portadores de Fibromialgia nas filas já destinadas aos idosos, gestantes e deficientes.
A identificação dos beneficiários se dará por meio de Cartão e Adesivo expedido pelo Executivo Municipal, por meio de comprovação médica. Além da preferência em atendimentos, os pacientes com Fibromialgia terão também preferência em Estacionamentos.
O que é Fibromialgia?
A Fibromialgia é um transtorno de dor crônica, bastante comum, que causa o surgimento de dor em várias partes do corpo e que não tem cura. Embora ainda não seja conhecida uma causa específica, é possível que a fibromialgia surja devido a uma sensibilidade genética ou traumas físicos ou psicológicos, por exemplo.
Para aliviar os sintomas de Fibromialgia, que além da dor por todo o corpo, também podem incluir cansaço freqüente, indisposição, distúrbios do sono e rigidez por mais de 3 meses, algumas opções de tratamento são tomar remédios antidepressivos e analgésicos indicados pelo médico, fazer fisioterapia e terapias alternativas, como a acupuntura.
Nesta quinta-feira 29, vinte e uma pessoas foram contempladas com carteiras e adesivos que as identificam como portadoras da Fibromialgia e passam a ter prioridade em atendimentos públicos e privados. Demais pessoas que tenham interesse, devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde.