Guaraniaçu - Governo pretende fazer parcerias com municípios em projeto de escolas
As Apaes também serão beneficiadas no projeto Escola 1000.
O prefeito Osmário Portela, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Wanderlei Portela, esteve presente na Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), na tarde do último dia 08, onde o secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossonianunciou uma licitação de 8500 itens que faz parte do projeto Escola 1000.
O projeto funciona da seguinte forma. Quando a escola necessita de um atendimento, o trabalho já está licitado, e o engenheiro preenche o formulário com o que precisa ser feito, o valor é calculado e então é dada a ordem de serviço para manter a estrutura das Escolas estaduais e municipais. Segundo o secretário-chefe, o projeto vai dar agilidade nas obras de escolas públicas em todo o estado.
Devido à falta de engenheiros, o governo também pretende fazer parcerias com as prefeituras. Nesta parceria, são reformadas escolas estaduais e municipais. Ou seja, o governo repassa os recursos aos municípios e os municípios ajudam a executar as obras. Neste primeiro momento, o projeto atua em 1800 obras.
No orçamento do governo, também entra o apoio para 200 APAES do Paraná. Cada unidade deve receber R$ 100 mil no formato Escola 1000. O dinheiro é repassado para cada entidade e assim, cada instituição decide o que vai fazer com investimento.
A Apae de Guaraniaçu assinou o Convênio e também será beneficiada com recursos do programa. Na oportunidade, a diretora da escola especial, professora MaricléiaGemeli Chaves, esteve presente representando a entidade e assinou o Termo de Adesão.
O deputado estadual, André Bueno (PSDB), foi quem oportunizou a inclusão de mais esta ação junto ao Governo do Estado com a mediação do secretário Valdir Rossoni (PSDB).
Por assessoria