Guaraniaçu

Guaraniaçu - Município realiza Campanha de Conscientização sobre Coleta Seletiva

Guaraniaçu - Município realiza Campanha de Conscientização sobre Coleta Seletiva

A conscientização é necessária diante da necessidade de se praticar a divisão do lixo produzido pelas famílias que nem sempre separam o orgânico do que pode ser reciclado.

 

Constitucionalmente falando, o que a população precisa compreender é que a obrigação de dar o destino correto ao lixo produzido é das famílias e não do Município que realiza o trabalho para facilitar e contribuir para uma vida saudável.

 

Para que este trabalho tenha sua seqüência e todos possam ser beneficiados, é preciso que as donas de casa, pratiquem a separação do lixo orgânico dos materiais recicláveis como papel, plástico, vidro entre outros.

 

O Governo Municipal por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, está desenvolvendo mais uma campanha de conscientização da coleta seletiva e conta com a participação de todos.

 

Como Funciona:

 

Atualmente, a coleta do lixo orgânico e a sua destinação final em aterro sanitário é realizado por uma empresa terceirizada, empresa Dinori Porpério dos Santos e Cia LTDA, tendo como destinação final no aterro da empresa Paraná Ambiental Gestão Global de Resíduos LTDA no Município de Cascavel, tendo um valor gasto anualmente de aproximadamente R$ 608.692,32 para a realização destes serviços. Sendo que, o Município arrecada anualmente aproximadamente R$ 164.500,00, valor esse cobrado na taxa do IPTU como taxa de limpeza pública.

 

Essa campanha tem como objetivo incentivar os comércios, as indústrias, os colégios e toda a população em geral para que separem o lixo corretamente, utilizando um saco/sacola para os resíduos orgânicos e outro para os materiais recicláveis.

 

Segundo informa o Secretário de Agricultura, Leandro Rigo, o município realiza o pagamento da coleta dos resíduos orgânicos pela quantidade de tonelada coletada, se não houver essa devida separação, o município não consegue realizar o pagamento para a empresa, pois a quantidade de toneladas ultrapassa a quantidade licitada.

 

Vale lembrar que está sendo construída e brevemente será inaugurada a UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis), local em que será destinado todo o material reciclável do município, por isso, é de grande importância a correta separação para o devido destino final.

 

 

Por Assessoria

 

 

 

 

SICREDI 02
ULIFARMA