Guaraniaçu - Missas na Paróquia Nossa Senhora de Fátima retornam neste final de semana
A partir de sábado dia 25, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Guaraniaçu retomará suas atividades com celebrações de Santas Missas de forma gradativa.
O retorno das atividades segue as orientações da Arquidiocese de Cascavel assim como do Decreto Municipal nº 4452/2020 emitido na última quarta (22) que ampliou as condições para realização de atividades religiosas em Guaraniaçu.
Para proporcionar a participação de maior número de fiéis e manter cuidados necessários como evitar aglomerações dentro de espaços fechados, estão programadas três missas aos sábados e aos domingos.
A primeira missa acontece as 08h30 e é voltada para pessoas entre 60 a 70 anos. As 15 horas acontece mais uma celebração destinada para adolescentes de 13 a 17 anos e as 19 horas podem participar jovens e adultos com idade entre 18 a 60 anos.
A recomendação é de que os fiéis participem utilizando máscaras, sentem-se a uma distância mínima de dois metros entre uma pessoa e outra mesmo que estejam em família, e ao entrarem na igreja façam a higienização das mãos com álcool gel que estarão disponíveis nos acessos da Matriz.
Durante a semana também haverá celebrações nas segundas e quartas-feiras a partir das 19 horas, e na primeira quinta e sexta-feira de cada mês. Nestas o público que pode participar é de 13 a 70 anos.
De acordo com o pároco, frei Valdevan Correia de Barros, esta é a primeira fase de retorno das Santas Missas. Já está planejado outras duas fases com ampliação das faixas etárias de participantes que deve ser divulgado nas próximas semanas.
Bairros e interior
Para os bairros e comunidades do interior, nesta primeira etapa está autorizada a realização das Celebrações da Palavra (Culto). Os cuidados de distanciamento, uso de máscaras e higienização são os mesmos a serem aplicados na Igreja Matriz, ficando facultado a cada comunidade definir o horário e optar pela realização de até duas celebrações por final de semana.
Nas capelas em que a participação de público é grande, deve ser realizado duas celebrações para que a quantidade de pública em cada culto não seja grande, pois conforme o Decreto Municipal a quantidade de pessoas em cada celebração não pode passar de 50% da capacidade de público de cada espaço.