Guaraniaçu – Homem tem surto e invade barbearia
Na tarde de terça-feira (03), por volta das 17h15, as equipes da PM, Bombeiros e Samu de Guaraniaçu, foram acionados para atendimento na Barbearia do Vinagre onde um homem teria entrado na barbearia e estava visivelmente alterado.
No local as equipes constataram que o individuo estava de fato fora de si e logo se apresentou com um pedaço de espelho e um canivete.
Ao ver a equipe policial começou a gritar e ameaçar a equipe policial dizendo " se passar daqui eu vou matar vocês seus filhos da puta". Com o objetivo de resguardar a integridade física de todos os presentes a equipe policial evacuou a barbearia mantendo apenas o causador do evento crítico no local.
Percebendo o risco, a equipe policial conteve o homem trancando a porta de vidro do estabelecimento pelo lado de fora, o que evitou um mal maior uma vez que o indivíduo, logo em seguida, partiu para cima da equipe e só não chegou até a mesma pelo fato da porta de vidro estar trancada e ter aguentado as inúmeras investidas dele, que devido ao seu estado de perturbação, golpeou várias vezes a porta de vidro com as mãos e com um canivete.
A PM repassou as informações ao comandante da 2ª companhia (capitão Neemias) e pediu apoio do Choque.
Foi então iniciado o protocolo de Primeira Intervenção em Crises adotado pela PMPR, seguindo a sequência de ações de localizar o ponto crítico, conter a crise, isolar o ponto crítico, estabelecer contato com o Causador do Evento Crítico sem concessões, solicitar apoio de área, coletar informações, diminuir o stress da situação, permanecer em local seguro, manter terceiros afastados do ponto crítico sendo que foi acionado também as equipes especializadas do Batalhão de Operações Especiais.
Foi logrado êxito pela equipe local em seguir as orientações acima descritas até achegada do comandante de companhia (Capitão Neemias) e o Comandante do batalhão (major cicero).
Durante esse período o Capitão Neemias, o Sargento Ribeiro (o qual estava atuando como Primeiro Interventor) e o Major Cícero em contato com o Capitão Mário, receberam orientações técnicas de como proceder até a chegada da equipe do COE sendo tais orientações devidamente aplicadas.
O homem estava completamente sem roupas e a todo o momento manuseava cacos de vidro, canivetes, navalhas, tesouras dentre outros materiais cortantes que estavam dentro do estabelecimento, além de manusear fios elétricos e danificar diversos itens e materiais presentes na barbearia. Apresentava um comportamento completamente instável e perturbado.
A equipe do COE em razão do mau tempo precisou fazer um deslocamento terrestre e chegou ao local do evento crítico por volta 2h15min de quarta-feira (04) e tentou dialogar com o homem, porém, após inúmeras tentativas de negociação não terem surtido efeito, foi feito um adentramento tático de forma eficaz, ocasião em que o homem foi contido.
Para isso, foi necessário o uso armamentos não letal tais como bomba de efeito moral, Spark, munição não letal e técnicas de imobilização, desta forma possibilitando o encaminhamento dele pela equipe do Samu até o hospital municipal.
O deslocamento da ambulância ocorreu com o apoio da equipe policial militar e transcorreu sem alterações.
O homem foi identificado como S. A. D. o qual tem histórico de tratamento psiquiátrico e faz uso de medicamento controlado.
No hospital foi designada uma equipe policial até que S. receba alta para a lavratura da prisão em flagrante ou receba encaminhamento para internação.