Guaraniaçuense descobre cinco asteroides e recebe certificado da Nasa
Não um, nem dois ou três, o universitário Lucas Melo, de 23 anos, descobriu cinco asteroides e recebeu um certificado da Nasa - a agência espacial dos Estados Unidos. O jovem cursa Engenharia de Produção em Cascavel (PR), cidade onde também mora.
Apaixonado por ciência, Lucas encontrou um programa que fornece dados astronômicos de alta qualidade a cientistas de todo o planeta. O projeto é fomentado pela International Astronomical Search Collaboration (IASC) - Colaboração Astronômica Internacional da Ciência Cidadã em tradução literal - em parceria com a Nasa.
As campanhas de busca de asteroides são o foco principal da IASC. De acordo com o site oficial da instituição, uma campanha é um evento de um mês em que as equipes buscam asteroides.
Em uma dessas campanhas, Lucas, como líder de uma equipe formada por outros dois brasileiros, detectou 18 objetos celestes em movimento, no entanto apenas cinco asteroides foram aprovados pela IASC.
"Uma colaboração excelente à ciência, e podemos dizer que veio de um cidadão brasileiro e paranaenses. Estou muito feliz, isso pode ser inspiração para muitos outros brasileiros que amam ciência e também querem contribuir", enfatiza Lucas.
(Imagem exibe asteroide encontrado por Lucas - Créditos: Acervo Pessoal/Reprodução).
Como funcionam as campanhas?
Os integrantes das equipes, durante a fase inicial de uma campanha, recebem imagens do telescópio Pan-STARRS, que se encontra em um observatório no Havaí, nos Estados Unidos.
Utilizando o software Astrometrica, os participantes abrem os arquivos e realizam buscas por corpos celestes. Quando encontrados, os relatórios sobre os objetos detectados são enviados à IASC.
Os registros são verificados e, caso seja comprovado que os objetos se tratam de asteroides, a fase preliminar é concluída. O cascavelense também explica que o procedimento é de extrema importância para estudos de objetos em movimento no sistema solar e prevenir que eles colidam contra o Planeta Terra.
Asteroides São Estudados pela Nasa
Os cinco asteroides localizados pelo brasileiros, atualmente, estão em processo preliminar. Na fase preliminar, o asteroide já tem 90% de autenticidade. Em seguida, a NASA será encarregada de aprovar os astros após a comprovação da autenticidade.
Por fim, o paranaenses será cadastrado como o descobridor dos asteroides e, portanto, poderá nomeá-los. Os estudos para a conclusão e nomeação demoram de seis a dez anos para serem finalizados.
Passado, Presente e Futuro na Ciência
Em entrevista ao Portal Catve.com, Lucas afirma que o seu interesse por astronomia surgiu ainda quando ele era criança, por volta dos nove anos.
A astronomia é a ciência natural que estuda os corpos celestes, como planetas, estrelas, cometas, asteroides e galáxias, e os fenômenos que acontecem no universo.
No futuro, o jovem pretende participar de outras campanhas e, no meio acadêmico, trabalhar como pesquisador na área científica.
Por - Catve