Guaraniaçu - APAE faz campanha de conscientização sobre o autismo
Uma semana de trabalho das equipes da APAE na conscientização para a população sobre o autismo.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de Abril.
A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.
Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.
O que é o Autismo?
O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.
Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.
A APAE de Guaraniaçu que tem como Diretora a Maricléia Gemelli Chaves, desenvolveu nesta semana na escola, trabalhos com familiares dos portadores desta dificuldade, orientações de como lidar com pessoas portadoras desta doença.
No dia 02, segunda, toda a equipe de profissionais e alunos estiveram o dia todo na Av. Central fazendo entregas de panfletos aos pedestres e motoristas, uma campanha conscientizando sobre como lidar e ter um bom relacionamento no meio social e no âmbito familiar com os portadores.
A Escola Elenice Correia tem 107 alunos atendidos nas áreas de escolaridade, terapêutica e sócio-assistencial. Os alunos são atendidos pela equipe de docentes,pedagogos, atendentes, funcionários de serviços gerais,fisioterapeuta, fonoterapeuta, terapeuta ocupacional, psiquiatra, assistente social, psicóloga, todos voltados para os atendimentos exclusivo aos atendidos pela APAE.