Guaraniaçu - Água fornecida pela Sanepar atende exigências Legislativas e está apta ao consumo humano
Técnicos e colaboradores da Sanepar-PR, atendendo convite da Secretaria de Saúde, através do Departamento Municipal de Vigilância Ambiental, participaram de um encontro, para debater um assunto que está chamando a atenção e levantando questionamentos da população quanto a qualidade da água fornecida pela Companhia de Saneamento do Paraná.
Ocorre que foram registrados vários casos de Diarreia no Município o que levantou suspeita quanto ao consumo da água. Coincidentemente casos parecidos veem ocorrendo também em Cascavel.
Na oportunidade, a Sanepar entregou aos representantes do Secretaria de Saúde, o Relatório de estudos e exames realizados constantemente e que atestam as condições e a qualidade da água consumida pela população guaraniaçuense.
Os documentos conferem que a água consumida pela população, está dentro dos parâmetros e atendem todos os critérios estabelecidos pela Legislação em Vigor. Estes exames são confrontados pela equipe de Vigilância Ambiental que encaminha as amostras também para análise em Laboratórios Particulares e que mantém convênio com o Município. Estas contra provas, também apontaram para o resultado satisfatório, confirmando a qualidade da água potável consumida pela nossa população.
A Diretora do Departamento de Endemias, Adriana Arguelho, chamou a atenção para o fato de que estudos apontaram para a contaminação com bactérias pelas próprias pessoas que manuseiam alimentos nas suas residências.
Segundo Adriana, estudos apontaram que tais pessoas utilizaram o banheiro para suas necessidades fisiológicas e não providenciaram a devida higienização de suas mãos contaminando os alimentos que hora foram consumidos por elas próprias e por seus familiares, provocando a contaminação e o mal estar de todos que consumiram tais alimentos.
Portanto, a prevenção com a devida higienização após o uso do banheiro ajuda a evitar problemas estomacais com bactérias que causam o desconforto no organismo das pessoas. Adriana recomenda a lavagem das mãos com sabão e o enxague total para evitar tais problemas.
“Estamos atentos e acompanhando mensalmente o trabalho e confrontando todos os relatórios fornecidos pela Sanepar e conferindo a qualidade dos serviços prestados a população”, disse a Secretária de Saúde, Juliana Biavatti, que se coloca a disposição para esclarecimentos de possíveis dúvidas.
Veja Também: