As condições gerais do clima em janeiro estão sendo benéficas para as lavouras, trazendo alento aos agricultores e boas expectativas em termos de produtividade e qualidade final de grãos.
Se por um lado o volume de chuvas ajudou a restabelecer a umidade do solo, assim como os níveis de água dos rios e nascentes, por outro tem dificultado a colheita de feijão.
De acordo com o economista do Departamento de Economia Rural (Deral) de Laranjeiras do Sul, Edson Goncalves de Oliveira, já há lavouras se perdendo devido àss chuvas. “Temos parte das áreas colhidas de feijão na região, mais ainda em percentual pequeno devido às chuvas.
Das áreas que os produtores conseguiram colher, tivemos muita variação na produtividade, com melhores na região de Laranjeiras do Sul e piores produtividades em Quedas do Iguaçu e Guaraniaçu e demais municípios da região. (Com Correio do Povo).
A Prefeita Viviane Comiran participou na manhã da última sexta dia 22, em Cascavel de uma reunião na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).

(Foto: Assessoria).
Essa é a primeira reunião do ano com a presença de todos os prefeitos e prefeitas do Oeste do estado eleitos no último dia 15 de novembro e oportunidade para que todos possam a partir de agora trabalhar em conjunto para o desenvolvimento desta que é uma das regiões mais necessitadas de investimentos do Paraná.
A Prefeita acompanhou todos os assuntos debatidos dentre eles o novo modelo de concessão das estradas do Paraná, para que o conselho de usuários, a sociedade paranaense organizada, bem como todo o setor produtivo, possam dar sua contribuição nas discussões e definirem juntos a melhor alternativa para os pedágios no Estado.
A Prefeita também falou dos projetos futuros para o município de Ibema, busca de recursos na esfera Federal e Estadual e colocou-se a disposição dos prefeitos dos municípios circo – vizinhos para a troca de idéias e formalização de um trabalho em conjunto.
Nesta quarta dia 27, de acordo com informações de que um morador do Faxinal dos Ribeiros, interior do município de Pinhão, portava arma de fogo intimidando os moradores, uma equipe do 4º Pelotão da Polícia Militar de Pinhão deslocou-se até a localidade e ao entrar em uma trilha encontrou um indivíduo saindo da mata e dispensou um objeto.
O abordado, identificou-se como P. F. C. de 40 anos.
Disse que quando viu os policiais dispensou uma garrucha de fabricação artesanal em meio à vegetação.
Ele informou a PM que possuía mais um revólver e uma espingarda de fabricação artesanal e que o revólver estaria na casa de seu sogro e a espingarda em sua residência, onde foi encontrada próximo ao fogão à lenha.
Na residência do sogro do indivíduo o idoso A. F. de 71 anos, foi localizado próximo à cama um revólver calibre .38 com 7 munições intactas.
Foi dado voz de prisão aos proprietários das armas apreendidas e encaminhados para a Delegacia de Policia Civil para lavratura de flagrante.
Armas apreendidas em 2020:
Das 539 armas de fogo apreendidas em 2020 nos 24 municípios que compõem o 16ºBPM, 20% foram em Pinhão.
Dia 04 de fevereiro, serão iniciados os atendimentos odontológicos noturnos a pacientes da Área Rural do Município e trabalhadores diurnos com comprovantes.
Os atendimentos serão realizados todas as quartas e quintas feiras, com agendamentos na Clínica e UBS, diretamente com Drª. Adriana e Dra. Sabrina.
A Drª Sabrina atenderá no Posto de Saúde nas quartas à noite e a Drª Adriana atenderá na Clínica as quintas à noite.
Quem já teve dores de dentes, sabe que é um dos tipos de tortura mais difíceis de suportar. O alívio só vem quando conseguimos uma consulta com um dentista. O difícil é encontrar um atendimento deste profissional no período noturno, já que o expediente do dia termina às 17:00h, nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Para tentar sanar este problema a Secretaria Municipal de Saúde irá então atender os pacientes em um período alternativo: das 18hrs às 22hrs destacou o Secretário de Saúde Luciano Fernandes.
“Nós estamos acompanhando todos os trabalhos da Secretaria de Saúde, e esse atendimento odontológico que iniciará no período noturno é uma novidade no município. Sabemos das prioridades e dificuldades que a população enfrenta, por isso vamos fazer esses atendimentos especiais e queremos dar toda a atenção para uma boa saúde do Ibemense. Essas são uma das primeiras ações e temos ainda muito a fazer pela saúde da população. Ressaltou a Prefeita Viviane Comiran.
Obs: Os agendamentos devem ser feitos na Secretaria Municipal de Saúde e na Clínica. Mais informações: (45) 3238 - 2004. (Com Assessoria).
Nesta quarta dia 27, a equipe da PM de Guaraniaçu em Operacional deu fiel cumprimento a um Mandado de Prisão no Jardim Real em desfavor de uma Mulher pelo crime de Tráfico de Drogas.
Após a confecção do boletim de ocorrência a presa foi encaminhada para a carceragem temporária da Delegacia de Polícia Civil.
Outro Mandado de Prisão:
Mais tarde, compareceu no destacamento da Polícia Militar, um indivíduo morador na Amigos do Meio Ambiente relatando que tinha conhecimento, que em seu desfavor havia um Mandado de Prisão pelo crime de Violência Doméstica e sabendo das diligências diárias das equipes, por esse motivo decidiu entregar-se.
Dessa forma foi dado fiel cumprimento ao Mandado e encaminhado o detido a carceragem temporária, onde permanece a disposição da justiça.























