Por determinação do Governador Ratinho Junior, Quedas do Iguaçu terá em breve seu restaurante popular que poderá atender os operários das fábricas do setor de confecções e parte do funcionalismo público municipal, com refeição saudável a preços acessíveis.
Na semana passada, o Secretário da Agricultura, Norberto Ortigara enviou à Quedas do Iguaçu o Engenheiro Valter Rodacky (Chefe do Núcleo da SEAB) e o Engenheiro agrônomo Deomar Fracasso para as tratativas a respeito da elaboração do projeto, localização, orientações técnicas e celebração de convênio.
O prefeito Élcio Jaime apresentou à equipe do Governo o terreno de mais de 2 mil metros quadrados, localizado no mesmo perímetro das fábricas do setor têxtil, onde ficarão cozinha, refeitório e administração, além de uma área destinada para recreação e descanso dos frequentadores e estacionamento. Todo o alimento comprado para o RESTAURANTE virá de fornecedores do município e da agricultura familiar.
A Prefeitura de Quedas ficará responsável pela gestão do espaço e pela definição do valor da refeição.
O restaurante popular também vai beneficiar os agricultores familiares de Quedas do Iguaçu, que se tornam fornecedores.
Morreu no final da tarde deste domingo di (07) em Chopinzinho, no Instituto de Saúde San Rafael, o ex-vereador e um dos pioneiros do município de Candói, Salvador Ivatiuk, de 66 anos.
Vítima da Covid-19, Salvador estava internado havia 15 dias, desses 13 intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por conta de complicações decorrentes do vírus.
Por conta das determinações impostas pelos órgãos de saúde não será realizado velório.
Salvador Ivatiuk deixa um legado de trabalho e honestidade à família e uma legião de amigos em Candói e toda região.
Além de envolvimento na politica, tendo sido vereador nas legislaturas 1997/2000 e 2001/2004, Salvador Ivatiuk também sempre foi bastante ativo com as causas sociais, colaborando com festividades, seja com seu trabalho ou por meio de doações, na comunidade de Barra Mansa, onde residia, e arredores. (Com RBJ).
O Centro Universitário de Cascavel - Univel possui atualmente sua sede em Cascavel e polos de educação a distância localizados nos municípios de Laranjeiras do Sul, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Medianeira, Cafelândia, Assis Chateaubriand, Toledo e Ampére ofertando os seguintes cursos na modalidade a distância: Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Marketing, Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia (Licenciatura).
Os alunos têm acesso a todo conteúdo online o qual é totalmente estruturado de forma didática e intuitiva no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Esse conteúdo é produzido por professores que atuam nos cursos presenciais, conferindo a mesma qualidade para os cursos EAD. “Todos os alunos dos polos possuem acompanhamento e suporte da tutoria online e para esse atendimento, a instituição mantém um quadro composto por uma equipe de tutores altamente qualificada, sendo que grande parte deles detém titulação stricto sensu. Os tutores atuam na mediação da aprendizagem dos alunos, no esclarecimento de dúvidas e no acompanhamento das atividades dos alunos no AVA. A maioria dos nossos tutores detém mais de 2,5 anos de experiência na área e possuem formação nas áreas de conhecimento dos cursos oferecidos, garantindo assim a qualidade nos processos de ensino e aprendizagem de todos os alunos, tanto da sede, quanto nos polos”, ressalta a Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância da Univel (NEAD), Flávia Adada.
Para a acadêmica que cursa Pedagogia EAD, Letícia Oliveira Silva Rocha Cunha, o céu é o limite. “Quero ir além de ensinar, deixar boas lembranças na vida de cada aluno, assim como meus professores deixaram na minha infância, acredito que minha escolha em ser pedagoga se deu pelos bons professores da infância que fizeram com que eu me apaixonasse desde cedo. Com a graduação quero lecionar, e continuar fazendo meu trabalho voluntário, vou longe. Estudamos muito para concluir com maestria, temos que ler bastante, eu me organizo em 3 horas diárias para estudar após chegar do trabalho das 19 às 22h inclusive aos sábados e a dica que dou à todos é dedicação, leitura e paciência”, conta a acadêmica.
Conheça as vantagens do EAD
Além da flexibilidade, o EAD apresenta diversas vantagens e tem conquistado os estudantes que encontram no método de ensino uma forma interessante de se organizar para os estudos. O EAD permite que o aluno seja livre para escolher seu horário de estudo, com acesso a internet é possível realizar as atividades de qualquer lugar. A qualidade do ensino EAD na Univel é a mesma do presencial, então é importante que o aluno se conheça e saiba como funciona sua forma de aprendizagem, pois para cursar uma graduação é necessário dedicação, foco e comprometimento.
Aline Bartozecki mora na cidade de Laranjeiras do Sul e está cursando Ciências Contábeis. “A Univel é uma excelente instituição de ensino no método EAD, recomendo muito, pela forma como se relaciona com nós alunos e suas formas de trabalhos acadêmicos. Através desses trabalhos os alunos aprendem mais, pois temos que fazer pesquisas e entender o assunto, discutimos com nossos colegas e cada um dá sua opinião em determinado assunto. Os professores estão sempre prontos para tirar nossas dúvidas e para nos auxiliar nos trabalhos”, ressalta a acadêmica.
Polo Univel em Laranjeiras do Sul
Em Laranjeiras do Sul, o polo da Univel fica no Colégio Reference, localizado no centro na rua Capitão Antônio Joaquim de Camargo. Para trazer mais conforto aos estudos, os alunos contam com uma plataforma de aprendizagem bastante intuitiva, tecnológica e flexível, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Com um layout agradável e atrativo, a plataforma é ideal para proporcionar ao aluno o máximo de aprendizado e isso faz toda a diferença. As aulas tem previsão de início para março de 2021, com uma ambientação onde os professores da Univel explicam como é o funcionamento da plataforma educacional e esclarecem dúvidas. Para quem tem interesse em estudar EAD, entrar em contato pelo telefone (42) 99868-5228, WhatsApp (45) 98801-4153 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Três pescadores foram detidos durante o fim de semana pela Polícia Ambiental no Alagado da Hidrelétrica Salto Santigo. A prisão ocorreu durante patrulhamento aquático realizado na extensão do lago que compreende os municípios de Candói e Mangueirinha.
Além das prisões, foram apreendidos 540 metros de redes, um motor de popa, duas fisgas, quatro tarrafas, 24 linhas de espera, arco de flechas, 400 gramas de carne de tatu, 7 Kg de pescado (traíras, bagres, mandis, saicangas e cascudos) 35 Kg de peixes vivos capturados nas redes, que foram soltos e sete molinetes, além e uma arma de fogo. Os pescadores e os objetos apreendidos foram entregues na 5ª SDP de Pato Branco para o flagrante.
A Polícia Ambiental, através do comando da Companhia de Guarapuava, alerta que a fiscalização está sendo realizada diuturnamente em toda região com objetivo de evitar crimes de caça e pesca predatória. Denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181. As ligações são gratuitas e a identidade do denunciante será mantida em sigilo. (Com RBJ).
Neste domingo dia 07, os brigadistas voluntários de Três Barras do Paraná foram acionados para atender a uma ocorrência na entrada da cidade, na PR-471, próximo ao lago municipal.
Segundo informações passadas pela Polícia Municipal, um poste havia caído em meio a pista após uma colisão.
Um motorista perdeu o controle da direção e colidiu com o poste, causando o incidente. Devido aos fatos, o trânsito ficou lento no local.
Os brigadistas trabalharam para remoção do poste e liberação da pista. (Com Click3).























