Seguindo o exemplo de sucesso obtido em outras cidades, desde fevereiro de 2019 o Programa Vizinhança Segura está sendo implantado no município de Quedas do Iguaçu.
O programa começou no comércio e depois em outras localidades tendo o Bairro Pindorama como projeto piloto, Campo Novo, e áreas rurais, Linha Iguaçu, Novo Horizonte e Guarani demonstrando resultados significativos.
Na tarde desta sexta dia 08, foi a vez da comunidade próxima ao terminal rodoviário (Avenida Tarumã e suas ruas paralelas) entrarem no programa.
Com a participação do comandante da Cia de Polícia Militar Capitão Tavares, da Cabo Aparecida, Soldado Alexsandro, presidente do Conselho de Segurança (Conseg), Pablo Mezzomo e a incentivadora Carlise Priscila Kazmierczak foram entregues as placa e adesivos que serão expostos nas casas de mais de 30 moradores que terão suas residências ou estabelecimentos comerciais monitorados.
Para o comandante Tavares, “o papel da segurança pública é maior com participação da comunidade, pois estará prevenindo crimes, e se caso acontecer, ajudando a identificar os criminosos”.

(Foto: J.Expoente).
“Eu abracei a causa juntamente com a Valdinéia, passei pros vizinhos e em menos de um mês já está em prática”, destacou Carlise uma das coordenadoras.
Para a Cabo Aparecida “todos somos responsáveis pela segurança e só foi possível a implantação do programa pelo suporte dos moradores da gestão, da PM e Conseg”. Mezzomo disse ser “uma iniciativa louvável em implantar esse projeto que já está dando certo, e é interessante que os moradores se organizem, a Constituição diz que a segurança pública é um direito e também um dever do cidadão”.
A moradora e professora Nislei disse que o “projeto é de grande valia”. A moradora agradeceu a iniciativa e possibilidade de colaborar.

(Foto: J.Expoente).
O soldado Alexsandro contou que em oito meses de coordenação do projeto no Bairro Campo novo não teve nenhum registro de ocorrência, principalmente de furto, sendo esta a mais preocupante. “Bem positivo e estamos na expectativa de mais moradores aderirem ao programa” concluiu. (com J.Expoente).
Entre os dias 04 e 08 de maio, as Escolas Municipais e CMEIs realizaram a entrega das atividades que deverão ser desenvolvidas pelos alunos, em casa.
Os alunos terão 15 dias para realizarem as atividades, com apoio dos pais e supervisão dos professores. Muitos professores tem grupos de aplicativos de conversa em que os pais participam, e será através desta ferramenta que a supervisão e o apoio dos professores aos pais, será feira.
Cada atividades atende o que é previsto no currículo escolar específico de cada idade, portanto contará com atividades lúdicas para alunos dos CMEIs e educação infantil, e atividades de ciências, português, matemática e outras disciplinas, conforme a série da criança.
“A rotina de estudos ajudará muito as crianças, a se prepararem para o retorno às aulas, e será uma forma para que eles não se desliguem totalmente dos conteúdos trabalhados na escola, pelos professores”. Ressaltou a Secretária de Educação, Professora Maria Aparecida.
Mais uma fase do Programa Panaceia tem inicio, esta é a terceira fase do Programa que tem como objetivo o controle ético de animais, e atua através de parceria com a ACOMUPI – Associação Comunitária dos Moradores de Pinhão.
A Prefeitura Municipal auxilia com a castração de fêmeas, fornecimento de ração e medicamentos pós-operatório. A ACOMUPI repassa ao Projeto Abrace e Adote, coordenada pela Solange e à Associação Cão Migão coordenada pela Cibele, os produtos e serviços fornecidos pela Prefeitura.
O Programa acontece através da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, e a responsável técnica do Programa é a Veterinária Dra. Telma.
Professores da rede municipal de ensino de Rio Bonito do Iguaçu realizaram um protesto na manhã desta segunda dia 11, em frente à prefeitura do município.
Cerca de 60 educadores foram exonerados na última sexta dia (08) quando estavam distribuindo atividades para os alunos realizarem em casa.
“Estávamos nas escolas trabalhando e ficamos sabendo pela publicação oficial no jornal que tínhamos sido exoneradas das nossas atividades suplementares. Turmas que havíamos feito o contrato no início do ano”, conta a professora Raquel Cunha.
“Nossa indignação é muito grande pela falta de respeito, de consideração, porque ninguém da administração chegou conversar conosco antecipadamente, sem nenhum aviso prévio. Pedimos respeito à educação em primeiro lugar e a valorização do profissional da Educação”, completa.
Segundo ainda a professora, todos estão tomando as medidas protetivas em relação ao Coronavírus, utilizando máscaras e mantendo distanciamento.
A Assessoria de Imprensa da prefeitura informou que uma reunião está sendo realizada com a Secretária de Educação Fernanda Santi, o prefeito Gaúcho e uma comissão de professores que fazem a manifestação. (Com E103).
Neste domingo dia 10, a Polícia Militar registrou mais um furto em propriedade rural.
Desta vez o proprietário de uma chácara saiu para almoçar em sua mãe e quando retornou notou que o barracão estava arrombado.
Os ladrões furtaram um motosserra e uma máquina de veneno tipo Costal.
A equipe fez buscas nas imediações, mas nenhum suspeito foi localizado.
Neste sábado dia 09, a Polícia Militar com apoio da Polícia Civil após denúncias de Tráfico de Drogas, prenderam no Bairro Azaléia um traficante de 28 anos.
Na residência foram apreendidas 42 pedras de craque, uma certa quantia em dinheiro e algumas correntes recebidas de usuários como pagamento de droga.
Um usuário também foi detido no local.
Os presos e apreensões foram entregues na Delegacia de Polícia Civil de Pinhão.










-PortalCantu-28-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-1-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)






