Empresários e responsáveis pelas empresas do segmento supermercados, mercados e mercearias participaram na tarde desta quarta dia 1º de julho, de uma reunião no auditório da Associação Comercial Empresarial de Quedas do Iguaçu (ACIQI) para tratar sobre o cumprimento do Decreto 741/2020, para desenvolver ações mais efetivas com respeito a prevenção ao Covid-19.
O presidente Rodrigo Guzzo ressaltou a importância de que todos sigam o Decreto a risca, visando colaborar para o controle da pandemia, “cada empresário deve fazer a sua parte”.
A responsável pela Vigilância Sanitária, Valéria Cristina Tissato, repassou passo a passo, e cobrou a falta de atenção de alguns empresários com relação ao proposto no decreto. “O grupo de fiscalização tem relatado um relaxamento das medidas preventivas nos estabelecimentos”. Ela citou “a falta de colaboradores na porta de entrada orientando os clientes ao uso obrigatório da máscara e álcool em gel”. Destacou ainda a “limpeza dos carrinhos e cestas de uso dos clientes e aquisição do aparelho de auferir temperatura, além da redução do número de clientes”.

(Foto: Jornal Expoente do Iguaçu).
Valéria também se referiu a “limpeza dentro e em frente dos estabelecimentos e atenção aos funcionários que precisam de isolamento que devem ser comunicado a Secretaria de Saúde”.
Os empresários relataram ter dificuldade de comprar o equipamento (termômetro) e o controle da entrada de crianças menores de 12 anos, “temos receio dos clientes se ofenderem” disse um dos participantes.
Desta maneira foi solicitado “bom senso na hora de instruir, tentar explicar a situação, será muito raras as pessoas que irão complicar”.
Nem todos os empresários do ramo participaram da reunião, porém, tudo leva a crer que as medidas restritivas serão intensificadas a partir de agora.(Com Jornal Expoente do Iguaçu).
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, registrou nesta terça dia (30), sete altas de pacientes recuperados da Covid-19, o maior número em um único dia.Foram 3 homens de Foz do Iguaçu com idades de 45, 65 e 78 anos e 4 mulheres, de 25, 41, 61 e 94 anos, sendo duas do município de Foz, uma de São Miguel do Iguaçu e outra paciente da cidade de Catanduvas.
Entre os pacientes, uma em especial chamou a atenção dos profissionais da saúde. Dona Amantina, de 94 anos, ficou internada por 17 dias na unidade semi intensiva e também na enfermaria da ala Covid.
Dona Amantina tem muitos parentes em Catanduvas, em especial na Vila Santa Cruz onde reside, ela estava em Cascavel na casa de parentes se recuperando de uma cirurgia que havia feito, quando contraiu o vírus, Dona Amantina é portadora de marca-passo há 19 anos, a paciente demonstrou força, coragem e determinação durante todo o período em que permaneceu internada, recebendo carinhosamente o apoio de toda a equipe do hospital. Amantina foi levada pelo SAMU até a unidade hospitalar no dia 13 de junho, vinda de uma UPA de Cascavel, onde estava internada desde o dia 9 deste mês. Com diagnóstico positivo para Covid-19, ela apresentava febre, fraqueza, tosse e falta de ar.
“Ela é muito amada, uma pessoa muito lúcida. Apesar de ter passado por dois quadros clínicos, ela dizia e pedia a Deus que queria viver mais alguns anos, não por ela, mas pelos filhos e netos. Deus a ouviu, atendeu a vontade dela e as nossas orações”, relatou Silvana, neta de dona Amantina.
A Comissão de Curativos do Hospital Municipal de Foz também acompanhou a paciente, durante sua estadia na Ala da Covid, atuando na prevenção do surgimento de novas lesões e atenuando na evolução das feridas.
“Nossa família só tem a agradecer por toda a dedicação do Hospital Municipal, da equipe como um todo. Vamos continuar em orações por todos da equipe”, disse Silvana, uma das netas que acompanhou diariamente o quadro clínico da avó por meio de contato telefônico com a enfermeira responsável do setor, Karin Aline Zilli.
Na tarde de segunda-feira (29), outras duas altas foram confirmadas pelo Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Uma mulher de 46 anos e um homem de 67 anos, ambos, moradores de Foz do Iguaçu. A instituição contabiliza até o momento 57 altas hospitalares. Somadas as 12 altas do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Foz do Iguaçu contabiliza 69 altas de pacientes recuperados do novo coronavírus. (Com Catanduvas em Foco).
O comando da Base dos Bombeiros de Guaraniaçu comunica que o Serviço 199 e o telefone do posto (45) 3232 15 60 está reativado.
Em caso de Emergência há também os serviços através do 193 ou Central de Atendimento do Corpo de Bombeiros de Cascavel (45) 3 220 00 00, a ocorrência será repassada para a guarnição de Guaraniaçu.
Na tarde desta quarta dia 01º de julho, a reportagem do Portal Cantu recebeu informações preliminares que uma criança havia entrado em óbito em uma residência em Guaraniaçu, o corpo foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio e a Polícia Civil foi acionada.
O investigador de polícia está no hospital colhendo informações sobre as causas da morte.
Atualização:
Novas informações dão conta que primeiramente o Samu foi acionado por volta das 11hrs na residência, a equipe de socorristas se deparou com uma mãe de gêmeos em desespero, com um bebê de 03 meses e 12 dias nos braços desacordado, a equipe fez vários esforços e tentou reanimá-lo, mas infelizmente o menino veio a óbito antes de ser encaminhado ao hospital.

(Foto: Portal Cantu).
A mãe contou para as equipes que ela deu mama às 5h da manhã e colocou pra dormi e ele sempre acordava às 9 e hoje ele não acordou e aí ela estranhou que ele não acordava e acionou o Samu.
O corpo do bebê identificado como Luiz Carlos foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio e o IML de Cascavel foi acionado para a remoção.
O investigador de Polícia acompanhou os procedimentos.
O Delegado Dr. Bruno Falci instaurou um inquérito para investigar as causas da morte e aguarda um laudo de necropsia do IML de Cascavel.
A princípio as hipóteses diagnosticadas pela equipe médica são de que o bebê morreu por causas naturais.
Nesta tarde de quarta dia 01º de julho, o Corpo de Bombeiros combateu um incêndio em uma residência em Porto Barreiro.
De acordo com informações de internautas o incêndio iniciou por volta das 12hrs e não havia ninguém em casa quando o fogo iniciou.
Quando a família chegou se deparou com a casa em chamas.
Os bombeiros fizeram o rescaldo.
As causas do sinistro estão sendo apuradas.
A Polícia Militar local prestou apoio na ocorrência.
Nesta tarde desta quarta dia 01º de julho, a reportagem do Portal Cantu, recebeu informações preliminares que uma criança entrou em óbito em uma residência em Guaraniaçu e o corpo foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio e a Polícia Civil foi acionada.
O investigador de polícia está no hospital colhendo informações sobre as causas da morte.
Em breve as informações serão atualizadas no Portal Cantu.





1.jpg)

.jpg)













