A Secretaria de Saúde de Diamante do Sul, emitiu um novo boletim nesta sexta dia 31, informando que totalizou no município até agora 25 casos de Covid-19.
Os dois últimos casos positivos foram registrados na última quarta dia 29, sendo um homem e uma mulher com histórico de viagem a Cascavel, os quais encontram-se em isolamento domiciliar em estado estável.
Dos 25 casos positivos; 23 pacientes estão curados, ou seja, há 03 casos ativos.
Há ainda 02 casos suspeitos e 81 foram descartados através de exames.
O município registrou 01 óbito pelo vírus.
A Secretária de Saúde Eliane Tirelli reforça para que a população continue tomando os devidos cuidados, usando máscara e evitando aglomerações. (Fonte Boletim Secretaria de Saúde).
A Secretaria de Saúde e Comitê de Enfrentamento Covid -19 disponibilizam os telefones a abaixo para informação em caso de suspeita e síndrome gripal:

Depois de três dias sem registros de Covid-19 em Laranjeiras do Sul, nesta sexta dia 31, a Secretaria de Saúde registrou 01 novo caso.
Trata-se de uma adolescente de 13 anos, que contraiu a doença através de contato domiciliar.
A paciente encontra-se em isolamento domiciliar. Dos 40 casos suspeitos, 01 está internado na UTI e requer cuidados.
Dos 95 casos positivos 90 pacientes estão recuperados, ou seja, há 05 casos ativos.
307 casos já foram descartados através de exames. (Fonte Boletim Secretaria de Saúde).
Nesta quinta dia 30, estiveram reunidos na prefeitura Municipal, o deputado estadual Luiz Fernando Guerra, a presidente do Hospital, Odete Secchi, o assessor jurídico da entidade, Dr. Rogério Gallo e demais membros da diretoria, Raquel Gallo, Antônio e Mari Pietrobom e irmã Cirlei.
Durante o encontro ficou definido o plano de aplicação e os últimos detalhes para a realização de licitação no valor de R$274.100,00, recursos conquistados através de emenda do deputado estadual Luiz Fernando Guerra, para a aquisição de kit mobiliário para sala cirúrgica, nova sala para recém nascidos (RN), farmácia e sala de partos.
Também serão licitados os seguintes aparelhos: Oftalmoscópio, Dermatoscópio, Cardiotocógrafo, Ultra som tipo 2, de última geração para ortopedia e traumatologia.
Odete Secchi agradeceu o deputado pela atenção em favor da entidade. "Sem essa parceria da comunidade, dos governos estadual e municipal, não seria possível manter o atendimento a população. Agradecemos ao deputado Luiz Fernando Guerra, que tem sido um grande amigo do nosso Hospital. Agradecemos ao prefeito Osmário Portela, que tem sido um grande parceiro da entidade, fazendo o que é possível para agilizar os processos de aquisição do que precisamos para melhorar ainda mais o atendimento aos nossos pacientes".
O prefeito fez uma breve explanação sobre o apoio da prefeitura ao Hospital e mais uma vez se colocou a disposição para ajudar no que for necessário, sempre atento a legislação vigente.
Na manhã desta quinta-feira, 30, o prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) se reuniu com representantes de classe de professores do município, além da secretária de Educação, Fernanda Santi, para anunciar a assinatura do decreto que regulamenta as horas atividades extraclasse.
Participaram da reunião Sandra Aparecida Presa Opata, da equipe pedagógica da Secretaria de Educação e tesoureira do fundo de previdência dos funcionários; Vanusa Viola, diretoria do CMEI Dona Laura; Janice Burato, diretora da Escola Municipal do Campo Tatiane Biergeier; o secretário de Adminsitração, Moacir Dorigoni e o procurador do município, Dr. Ricardo Corso.
De acordo com o Decreto Nº 081/2020, considerando o disposto do parágrafo 4º do Artigo 2º da Lei Nº 11.738/2008, fica reservada a fração de no mínimo 1/3 (um terço) da carga horária dos professores da rede municipal de ensino, destinada para atividades extraclasse (realização de planejamento, organização de plano de aula, registros de pareceres, elaboração e correção de atividades avaliativas e provas da turma, pesquisas teóricas voltadas as necessidades da prática pedagógica do docente, atendimento remoto aos alunos e qualificação de docentes).
Ficam assim dispostas sobre o artigo 2º deste Decreto, ficam fixadas as horas atividades extraclasse de acordo com as seguintes horas semanais:
Duração Total de Jornada:
40 horas semanais – Horas com os alunos: 26 horas semanais – Horas para atividades extraclasse – 14 horas semanais
20 horas semanais – Horas com os alunos: 13 horas semanais – Horas para atividades semanais – 7 horas semanais.
Agradecimento
Em mensagem, as representantes de classe agradecem ao prefeito:
“O quadro próprio do Magistério Público Municipal de Rio Bonito do Iguaçu obteve uma grande conquista na sua trajetória profissional, a garantia de suas horas atividades, contempladas dentro de sua carga horária de trabalho. Até o momento tínhamos 6 Horas atividades sem legalidade do município.
Hoje, mesmo diante das dificuldades presentes no atual contexto, o quadro de professores foi contemplado pela atual Administração Municipal em 7 horas atividades mediante Decreto de Legalidade. À administração municipal, nossos sinceros agradecimentos pela conquista e valorização a todos os profissionais do Quadro próprio do magistério.”
A Secretaria de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu agradece muitíssimo a Empresa Engie pela doação de máscaras para profissionais da saúde e principalmente para a população.
Estas máscaras irão auxiliar na ação que está sendo realizada nesta semana por equipes da Saúde, que estão abordando as pessoas em filas de bancos, lotéricas e outros estabelecimentos, onde é feito orientações de prevenção ao Covid-19.
Também na abordagem, são feitas verificação de pressão, medição de temperatura, aferição e outras medidas para cuidar da saúde das pessoas.
A Saúde se coloca à disposição de outras empresas que queiram fazer doações de materiais que auxiliem na conscientização e prevenção ao coronavírus junto à nossa população.
Um homem de 52 anos morreu na tarde desta quinta dia (30) após cair embaixo de um caminhão na área rural de Goioxim.
Trata-se de Waldemar de Oliveira.
De acordo com a Polícia Militar, por volta das 17h15, profissionais da saúde do município acionaram a PM, informando que estavam indo para a Localidade de Lambedor.
Conforme as informações, na estrada rural havia ocorrido um acidente de trânsito entre um caminhão e um pedestre. No local, o médico informou que a vítima já estava sem vida.
De acordo com relato policial, o motorista que dirigia o caminhão Ford Cargo disse que o acidente ocorreu numa subida. Ele afirmou ainda que viu o pedestre no lado direito da estrada andando em zigue-zague.
Assim, conforme informações do motorista, ele passou para esquerda para desviar do pedestre. Porém quando ultrapassou o pedestre, notou que o mesmo havia caído debaixo do caminhão, nas rodas traseiras.
A Polícia Civil de Cantagalo compareceu ao local. O corpo foi trazido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava, onde foi identificado oficialmente e liberado para sepultamento. (Com RSN).





















