Na manhã desta quarta dia 14, o helicóptero Paraná Urgência foi solicitado pela equipe médica do Pronto Atendimento Municipal de Catanduvas para realizar a transferência de uma paciente até a cidade de Cascavel.
Segundo informações preliminares a paciente deu entrada no Pronto Atendimento com suspeita de AVC e devido ao seu estado crítico de saúde foi solicitada a sua transferência
A paciente foi identificada como Maria Cosme de Freitas de 78 anos.
Não foram repassadas informações para qual unidade hospitalar de Cascavel foi encaminhada. (Com Catanduvas em Foco).
Guaraniaçu - Ansiedade nos dias atuais !!! Saiba como vencer esse mal com a Psicóloga Eliane Racoski
Ansiedade nos dias atuais
Vivemos em um mundo cheio de incertezas, numa sociedade urgente e rápida, ansiosa na busca de uma resposta, querendo soluções para os problemas, querendo resolver os conflitos e alívios, a ansiedade nos dias atuais está aumentando cada vez mais, devido a vivermos em um mundo cheio de incertezas.
Estamos na era do entretenimento e, paradoxalmente, na era do tédio. Isso porque fomos ensinados sobre o mundo em que vivemos, assim, como fomos ensinados a conhecer cálculos matemáticos, física, química, linguística. Ou seja, as pessoas conhecem muitas coisas, menos a si mesmas e será que conhecemos o mundo de quem somos?
Além do que, somos seres altamente complexos, porém, não aprendemos a pensar antes de agir, e isso nos impede de dar respostas inteligentes em vários aspectos da nossa vida.
No entanto os traumas do passado impedem de acessar o universo mental da inteligência.
Então, o que causa a ansiedade nos dias atuais? Podemos citar inúmeros acontecimentos bons e ruins, mas nossa mente evoluiu para darmos atenção aos acontecimentos negativos que aconteceram na nossa vida desde a infância, desta forma, acontecimentos como: rejeição, perdas, contrariedades, medos. Assim, esses são pensamentos que surgem no quais não conseguiram controlá-los e nem rejeitá-los.
Tudo isso ocorre porque temos um cérebro que opera no modo de sobrevivência. Como assim? Tudo que pode causar um dano a nossa sobrevivência ou tirar o nosso brilho da alegria e felicidade vem como um assombro em nossa mente para que isso não ocorra.
É como se fossem pensamentos de autoproteção, só que, quando permitimos que esses pensamentos se manifestem a todo o momento na nossa mente, criam-se imagens mentais de como esses acontecimentos ocorreriam e que causas iriam trazer.
Assim, nossa mente fica a todo tempo processando a mesma imagem, como uma bola de neve. Cada vez mais aumentando algo que não ocorreu, e que talvez não ocorra nos privando e deixando paralisados para tomar uma ação.
Desta forma começam aparecer às consequências da ansiedade em nossa vida. Pois, uma mente hiper-pensante gera vários sintomas físicos e mentais. Por exemplo, dores de cabeça, dores musculares, cansaço excessivo, acordar cansado, irritabilidade. Além de nó na garganta, insônia, dores no estômago, intolerância à contrariedade, sofrimento por antecipação muitos possuem um déficit de concentração e atenção.
Posso dizer que aprendemos desde pequenos a fazer higiene corporal, fomos ensinados que, caso não cuidássemos de nosso corpo e não fossemos limpos, ocasionaria uma série de doenças. Assim também com a higiene ambiental, tudo ao nosso redor teria que ser limpo.
Mas, e a higiene mental? Quantas vezes você já tirou toda sujeira dos seus pensamentos pessimistas, negativos e críticas contra si mesmo e daqueles que os rodeiam, e o ambiente em que vive?
Portanto, devemos aprender a fazer a higiene mental para limpar da nossa mente todo registro memorial negativo, angustiante. Com isso, discordando, confrontando e impugnando, fazendo-nos libertos dessas masmorras psíquicas que criamos dentro da nossa mente.
Sabemos o que fazer para melhorar os sintomas da ansiedade nos dias atuais? Quando alguém nos agride por palavras ou ações, nos julga ou critica, nosso “eu” grita no mundo de fora em procura de defesa.
Porém, se cala no mundo de dentro, no mundo psíquico. Ou seja, faz o contrário do que deveria se tornando juiz de si mesmo, um algoz da sua real capacidade.
Precisamos estruturar nossos fantasmas mentais, reeditando nossas memórias negativas e traumáticas de tudo que nos assombra. Assim, precisamos aprender a nos auto-defender de nós mesmos, pois, somos muito bons em se defender de toda crítica e julgamento injusto que outras pessoas fazem de nós mesmo.
Além disso, não nos calamos a uma crítica de um pai ou mãe, mas permitimos nos auto punir, julgar e criticar, aceitando tudo como verdade. Sem duvidar, criticar ou decidir tomar uma posição de mudança, nos tornando vítimas de nós mesmos. Assim, conformando-nos com todas as críticas que fazemos a nós mesmos, de incapacidade, de culpa, de não merecimento e de auto rejeição.
Autopunição:
Quando você possui um bem, e precisa de uma proteção a algo que gostaria de resguardar muito, procura um seguro para garantir que esse bem dure e, assim, se sentir mais confortável não é mesmo?
Por exemplo, seguro de carro, de moto, de casa, de vida para resguardar a família, garantindo segurança futura. Mas, quantas pessoas você conhece que possui um seguro emocional? Ninguém possui um seguro emocional, não é mesmo? Sabe por quê? Porque a mais importante propriedade tem um valor irrelevante.
Jamais a mente pode ser aprisionada pelo meio externo, mas criamos prisões dentro de nós mesmo. Por isso, nos mantemos aprisionados a padrões de pensamentos paralisantes. Demoram-se anos para construir presídios de segurança máxima no mundo de fora. Porém, em questão de segundos, somos capazes de criarmos presídios de segurança máxima em nossa mente.
Por fim, deixamos de ser livres porque somos reféns do nosso passado. Assim que qualquer acontecimento parecido com o que tivemos no passado vem à tona, deixamos de ter uma liberdade limitada a essa história existencial.
Por isso, pequenas falhas de pessoas que amamos ou de outras pessoas de nossa convivência nos ferem, mas esquecemos de que por trás de uma pessoa que nos fere há sempre alguém ferido.
Gostou do artigo? Está precisando saber mais sobre como lidar com a ansiedade? Entra em contato.
Eliane Bruger Racoski
(45)99966-3648
Um furto de cabos de aterramento de uma subestação da Copel em Reserva do Iguaçu causou duas interrupções de energia nesta terça dia (13) em Guarapuava e Região.
De acordo com informações da companhia elétrica Copel, em decorrência do furto ocorreu uma sobrecarga no sistema, o que ocasionou a falta de energia.
A primeira interrupção em Guarapuava ocorreu na tarde desta terça por volta das 16h40 e durou seis minutos.
De acordo com a Energisa, outra interrupção ocorreu por volta das 17h30.
Já a terceira interrupção ocorreu durante a noite, por volta das 20h, e também durou seis minutos para que o sistema fosse reconectado ao sistema da Energisa.
Conforme a companhia elétrica, o incidente não teve relação com as operações da Energisa Sul-Sudeste.
Em Prudentópolis, o apagão durou cerca de duas horas.
Já em Pinhão, o município ficou sem energia por cinco minutos, entre 19h45 e 19h50.
De acordo com a Copel, os agentes já comunicaram a ocorrência para a Polícia. (Com RSN).
Nesta terça dia 13, por volta das 23h40min na Rua Sargento João do Nascimento Lopes no Bairro Presidente Vargas, a equipe da PM recebeu informações, após inúmeras ligações que havia uma festa com som e gritaria demasiadamente alta.
No local a equipe constatou os fatos, ouvindo a mais de 50 metros de distância do local, gritos, algazarras, cantorias e som de violão.
Foi realizado abordagem, e identificado o proprietário da residência sendo um rapaz de 31 anos.
Indagado sobre a referida situação, este relatou que estariam comemorando um aniversário.
Na sequência foi identificado também o homem de 36 anos, sendo ele o proprietário do violão que estava sendo usado para a cantoria.
Mediante os fatos constatados, ambos foram encaminhados para a 2ª Cia para a lavratura do termo circunstanciado de Pertubação do Sossego e posteriormente foram liberados.
Nesta terça dia 13, compareceu na 2ª Cia da PM de Quedas do Iguaçu um agricultor morador em Espigão Alto, este relatou que possui uma chácara com dois aviários e na madrugada do feriado do dia 12; houve um furto nos aviários.
O agricultor notou que ladrões furtaram vários frangos não sabendo o total, sacos de ração, 06 tubulares e ferramentas.
Conforme o mesmo até o momento não sabe que são os autores.
A PM registrou o boletim de ocorrência e a vítima foi orientada quanto aos demais procedimentos judiciais.
A boa saúde da população é prioridade em Ibema.
Investimentos:
Os investimentos na saúde demandam 31% de toda a receita financeira do município.
Com esses investimentos de forma organizada a população recebe os atendimentos com qualidade.
Atendimentos:
Consultas, exames e encaminhamentos para os demais atendimentos com especialistas seguem um protocolo, haja vista que atualmente devido a pandemia da Covid-19 muitos encaminhamentos que estavam previstos foram afetados, porém seguem aguardando e aos poucos será liberado.
Estrutura:
Toda estrutura física, móveis, equipamentos foram revitalizados nas UBS (Unidade Básica de Saúde) 1, 2 e no Hospital Felicita Sanson Arrosi.

Medicamentos:
Um exemplo de organização está no controle rigoroso nos medicamentos, pois tudo é reposto nas prateleiras diariamente (sempre as 13:30), tudo com data de validade em dia.


(Fotos: Farmácias).


(Fotos: Estoques - Controle Rigoroso na Qualidade e Datas de Validade).
Há atualmente mais de 350 itens de medicamentos sendo o Município de Ibema um dos poucos que tem muitos mais medicamentos na atenção básica da listagem do que é exigido.
Empenho, ética, organização e qualidade são fatores vistos pela população na saúde municipal.






















