A Sanepar informa que nesta quinta dia 15, a falta de energia afeta o abastecimento em Laranjeiras do Sul.
Após o retorno da energia a normalização do abastecimento está prevista para início da manhã de sexta (dia 16) de forma gradativa.
Só ficarão sem água os clientes que não têm caixa d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros.
Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo. A orientação é evitar desperdícios.
A Sanepar conta com a participação de todos! O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas.
Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular e tablet Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.
Nesta terça dia 14, às 14h24min, a Central de Operações recebeu uma solicitação de R. L, a qual estava na frente a um supermercado e que repentinamente um homem desconhecido lhe puxou os cabelos e estava com uma faca em mãos.
Ela se esquivou e ele ameaçando e falando palavras de baixo calão investiu contra a mesma, que assustada procurou ajuda dentro do mercado.
No local a equipe localizou o suspeito e ao abordá-lo encontrou uma faca de cozinha de cabo branco com lâmina de 15 cm.
Sendo identificado como J.J.C.M, que recebeu voz de prisão em flagrante e foi cientificado de seus direitos constitucionais e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis.
Ressalta-se que a vítima não conhece o autor e este estava em visível estado de embriaguez alcoólica e confusão mental.
Drogas para Consumo Pessoal:
Por volta das 14h30min, a equipe da PM recebeu uma denúncia de que uma pessoa estaria realizando Tráfico de Drogas num posto de combustível.
Diante da informação foi deslocado ao endereço e abordado o indivíduo com as características citadas na denuncia.
Foi localizado em sua bolsa 01 (um) cigarro feito com substância análoga a maconha, pesando 5 gramas,
Diante do fato foi dado voz de prisão L. F. C. S e lido seus direitos constitucionais e conduzido a Delegacia de Polícia Civil para providências cabíveis, juntamente com a droga apreendida.
A Polícia Ambiental multou uma madeireira nessa terça dia (13) em quase R$135 mil por conta de um destruição de vegetação nativa em Cantagalo.
Além disso, os policiais ambientais multaram o infrator em R$ 21 mil. De acordo com os policiais ambientais, a equipe recebeu uma denúncia de desmatamento ambiental na Região.
A partir da denúncia, os policiais ambientais se dirigiram até uma propriedade no município de Cantagalo. E no local, constataram uma destruição de vegetação nativa de 1,96 hectares e o corte de 59 pinheiros.

(Foto: Polícia Ambiental).
DESDOBRAMENTOS:
Conforme relato, o infrator informou à polícia, que os pinheiros cortados estavam em uma serraria. Desse modo, os policiais se dirigiram até o endereço informado, e encontraram 78 toras de pinheiro, totalizando 21,72 metros cúbicos de madeira. Além disso, em vistoria ao local, os policiais ambientais constataram que havia 296,89 metros cúbicos de madeira beneficiada dos pinheiros, irregularmente.
Assim, a Polícia Ambiental multou o infrator no valor de R$ 21 mil e a madeireira em R$ 134.797,50. Por fim, os policiais ambientais orientam que todas as denúncias sobre crimes ambientais devem ser feitas pelo telefone 181. (Com RN).
A Universidade Aberta do Brasil e a Universidade Estadual do Centro-Oeste alertam quanto ao prazo das inscrições para o curso.
As inscrições para o vestibular unificado estarão abertas até amanhã, quinta-feira, dia 15 de outubro.
As vagas disponibilizadas para a UAB/Guaraniaçu são para a formação em licenciatura português, ofertadas na proporção de 50% para professores que já atuam na educação básica da rede pública de ensino e 50% para o público em geral. Vale ressaltar, que, se esse percentual disposto aos professores não for totalmente preenchido, será então redistribuído para toda a comunidade.
As inscrições, assim como boa parte do curso, serão online e estarão abertas até as 23h59min do dia 15 de outubro através do site com o endereço: www.cps.uepg.br/ead.
O curso será aberto para o polo de Guaraniaçu e é gratuito e, assim, o candidato apenas custeará o valor da inscrição para o vestibular, de R$ 80 (oitenta reais), eventuais deslocamentos ao polo e outros não relacionados diretamente a realização do curso.
Aos interessados, a UAB e UNICENTRO disponibilizam os contatos diretos pelos telefones: (42) 3621-1095 – (42) 3621-1348 – (42) 3621-1333 ou ainda, com a coordenadora do polo de Guaraniaçu, Lourdes Rota pelo (45) 99918-2086.
A situação da carceragem da Cadeia Pública de Guaraniaçu vem se alastrando a cada dia mais, afirmou o Delegado Dr. Bruno Falci que assumiu a Delegacia em setembro de 2018.
Na época eram 22 presos para 08 celas, na primeira semana deste mês outubro de 2020 chegou a 50 presos, ou seja, em cálculos para 08 celas daria mais de 06 pessoas por cela, mas há compartimentos para apenas duas pessoas.
Devido a superlotação Falci tem trabalhado com o Ministério Público, Judiciário, Departamento Penitenciário (Depen) e Conselho da Comunidade para que sejam feitas as remoções de alguns presos.
Com o calor muitos presos estão passando mal e ultimamente houve muitos atendimentos médicos.
De forma ética e transparente Falci pede desculpas e compreensão das famílias dos detentos de Guaraniaçu, Campo Bonito e Diamante do Sul, também aos advogados, pois não está sendo fácil dar os atendimentos que os presos merecem conforme está previsto em lei.
Além disso, a Delegacia conta com apenas um Investigador e um Agente Penitenciário o que acarreta os compromissos e não é possível dar um atendimento de qualidade.
A Cadeia Pública de Guaraniaçu tem capacidade para 24 presos e mesmo com 07 remoções emergenciais feitas nesta terça dia 13/10, ainda segue com 42 presos.
“Estamos trabalhando incansavelmente para que o problema da superlotação seja resolvido” finaliza Falci.
Foi preso em Santa Maria do Oeste, na região de Guarapuava, o segundo envolvido no desaparecimento e morte de Nelson Flores dos Reis, de 49 anos, conhecido como “Milico”, que ocorreu no fim de maio desse ano na comunidade de Fartura, interior de Candói.
O suspeito, identificado como Adélcio, estava com mandado de prisão e foi encontrado numa ação conjunta da Polícia Civil de Guarapuava com a Polícia Militar de Santa Maria.
O preso foi recolhido à carceragem da 14ª SDP.
O outro envolvido no crime foi preso no dia 24 de setembro, na comunidade de Fartura, e levou a polícia até o local onde havia sido enterrado o corpo de Nelson.
Devido ao tempo, apenas os ossos da vítima e partes das roupas foram localizados.
Estavam enterrados em uma propriedade as margens de uma estrada.
A ossada foi recolhida pelo IML para identificação através de exame de DNA. Apesar das prisões, a Polícia Civil ainda não concluiu a investigação. (Informações Polícia Civil/RBJ Notícias).






















