Laranjeiras - Consumo elevado e baixo nível d'água nos reservatórios afeta abastecimento a população
A Sanepar informa que, por causa das temperaturas elevadas, da baixa reservação e aumento considerável no consumo de água, além da crise hídrica devido à intensa estiagem que se vive em todo o Estado, o sistema de Laranjeiras do Sul está com o abastecimento comprometido, podendo ser necessária a realização de manobras emergenciais na rede de distribuição de água.
As equipes seguem fazendo a análise diária do sistema e poderá ocorrer interrupção no abastecimento em função do comportamento do consumo. Se não houver necessidade, os registros permanecerão abertos. No entanto, caso seja necessário, o fechamento ocorrerá das 16 às 7 horas da manhã do dia seguinte, com previsão de normalização gradativa a partir das 8 horas. Confira a programação:
Quinta-feira (12) – Jaboticabal, Vila Rural, Santo Antônio de Pádua, Marchesi, Itália, Bancários, Água Verde, Presidente Vargas, Panorama, condomínios Maria Antônia, Iguaçu, Almirante da Serra e Viena, Cidade Alta, Paris, Loteamento Badoti e regiões da área central, nas proximidades da Apae, do Seminário, do Colégio das Irmãs, da igreja ucraniana, da igreja matriz Santana e do Iguaçu Tênis Clube.
Sexta-feira (13) - Loteamento Cordeiro, BNH, Vila Mos, Vila São Miguel, Vila São Vicente, Loteamento Mineiro, Cristo Rei, João Fernandes, Aparecida, São Francisco, Monte Castelo, Palmeiras, Parque Industrial e nas regiões da área central próximas à rodoviária e ao Fórum.
Sábado (14) - Jaboticabal, Vila Rural, Santo Antônio de Pádua, Marchesi, Itália, Bancários, Água Verde, Presidente Vargas, Panorama, condomínios Maria Antônia, Iguaçu, Almirante da Serra e Viena, Cidade Alta, Paris, Loteamento Badoti e regiões da área central, nas proximidades da Apae, do Seminário, do Colégio das Irmãs, da igreja ucraniana, da igreja matriz Santana e do Iguaçu Tênis Clube.
Domingo (15) - Loteamento Cordeiro, BNH, Vila Mos, Vila São Miguel, Vila São Vicente, Loteamento Mineiro, Cristo Rei, João Fernandes, Aparecida, São Francisco, Monte Castelo, Palmeiras, Parque Industrial e nas regiões da área central próximas à rodoviária e ao Fórum.
Segunda-feira (16) - Jaboticabal, Vila Rural, Santo Antônio de Pádua, Marchesi, Itália, Bancários, Água Verde, Presidente Vargas, Panorama, condomínios Maria Antônia, Iguaçu, Almirante da Serra e Viena, Cidade Alta, Paris, Loteamento Badoti e regiões da área central, nas proximidades da Apae, do Seminário, do Colégio das Irmãs, da igreja ucraniana, da igreja matriz Santana e do Iguaçu Tênis Clube.
Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
A Sanepar orienta para que se faça uso racional e inteligente da água. Evite lavar carros e calçadas. Adie toda atividade que demande água e não seja urgente (lavagem de cobertores, cortinas, limpeza pesada, lavagem de automóveis…). Não use a mangueira como vassoura. Adote hábitos de uso econômico: feche a torneira enquanto ensaboa as mãos, enquanto ensaboa a louça, enquanto faz a barba e escova os dentes. Reduza o tempo de banho: 5 minutos é o necessário. Verifique torneiras pingando e possíveis vazamentos. Faça o reuso da água de lavagem e enxágue das roupas para lavar pisos, calçados, regar jardins. Colabore!
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br (Com Sanepar).
A Funai (Fundação Nacional do Índio) emitiu uma breve nota nesta quinta dia 12, sobre o ocorrido ontem na BR-277, na região de Nova Laranjeiras.
Índios da Aldeia Rio das Cobras saquearam a carga de um caminhão após um grave acidente, onde um dos motoristas morreu. O corpo chegou a ser pisoteado durante o crime.
“A Fundação Nacional do Índio (Funai) esclarece que não coaduna com qualquer conduta ilícita. A fundação acompanha o caso ocorrido no Paraná e está à disposição das autoridades policiais para colaborar com as investigações”, disse a Fundação.
A carga era de pneus e peças para motos e outros veículos. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) deteve quatro indígenas após o saque. Um policial chegou a ser ferido com uma pedrada. (Com CGN).
Nesta quarta dia 11, a equipe Rotam em operacional estava em patrulhamento pela Rua Jequitiba esquina com Pitangueiras, e avistou um veículo gol de cor branca com um indivíduo conduzindo, o qual se mostrou nervoso ao visualizar a viatura.
Diante disso a equipe deu voz de abordagem, através de sinais sonoros e luminosos, a qual não foi acatada, sendo assim, iniciou-se um acompanhamento tático, na qual o individuo furou a preferencial da Rua Carvalho, esquina com a Rua Pitangueiras, em alta velocidade, pulou dois quebra-molas e quase atropelou transeuntes que passavam no local, vindo a parar somente em frente sua residência, localizada na Rua Acácia.
Neste momento a equipe logrou êxito em realizar a abordagem, sendo que nada de ilícito foi encontrado.
O condutor foi identificado como A.J.R. que relatou que evadiu-se da abordagem por não possuir carteira nacional de habilitação.
Diante dos fatos a equipe conduziu o veículo e A.J.R até a Companhia da Polícia Militar de Quedas do Iguaçu para os procedimentos cabíveis.
Nesta quarta dia 11, a equipe de serviço recebeu uma informação relatando que na região da Barra Bonita tinha sido visualizado uma pessoa em um veículo de cor escura empunhando uma arma.
Em patrulhamento a equipe policial fez abordagem de alguns indivíduos que estavam na beira do lago, na praia artificial da Barra Bonita, próximo ao veículo denunciado.
Nas buscas foi localizado duas pequenas porções de substância análoga a maconha em uma mochila, posteriormente pesadas em aproximadamente 0,001 gramas; e uma arma de brinquedo, bem diferente de arma real; ao serem questionados sobre a propriedade do brinquedo, relataram que era de uma das crianças que ali estavam; quanto a propriedade do entorpecente, duas moças que estavam no local assumiram a posse das drogas.
A menor foi apreendida e a maior recebeu voz de prisão, sendo ambas encaminhadas ao Destacamento de Polícia Militar; os demais foram liberados, pois nada de ilícito foi localizado com eles.
Em contato com a Delegada de plantão, a mesma orientou para que fosse feito um termo circunstanciado da maior e o encaminhamento da menor para a Delegacia de Polícia para a confecção do boletim.
Nesta quarta dia 11, por volta das 23h30min, várias ligações davam conta que em um Bar na Rua Paranavaí mais precisamente um indivíduo de nome E. estaria efetuando disparos de arma de fogo.
Diante dos fatos a equipe PM imediatamente deslocou até o referido endereço e ao chegar no local abordou alguns indivíduos sendo eles N. o qual é proprietário do bar, R. M. , R.F. e J.K., sendo que E. estava pelo lado de dentro do balcão e na abordagem o mesmo levantou apenas uma das mãos e a outra mão continuou abaixada não sendo possível visualizar o que o mesmo estava fazendo, subtendendo-se que estava com a mão tentando se desvencilhar da arma.
Diante dos fatos após uma nova ordem para que erguesse as duas mãos o mesmo acatou, na sequencia ao verificar o balcão foi localizado um revolver Taurus, Cal. 38 capacidade para 06 tiros e no tambor estava com 03 munições intactas sendo que destas 03 uma estava picotada.
De imediato foi dado voz de prisão a E. por Porte Ilegal de Arma de Fogo e disparo de arma de fogo em via pública, e na sequencia encaminhado até a Delegacia juntamente com a arma para as providencias cabíveis.
Por fim os outros abordados foram liberados no local após consulta Sesp Intranet.





















