Agentes da Polícia Penal Federal cruzaram os braços na manhã desta terça dia (10) no Presídio Federal de Catanduvas, a primeira prisão federal de segurança máxima inaugurada pela União.
Os agentes cobram celeridade na regulamentação da Polícia Penal Federal, respeito e dignidade à carreira, além de, participação dos representantes dos policiais penais federais na elaboração da reestruturação.
Com faixas e falas de ordem, os servidores estão na área externa da unidade prisional e pedem “socorro ao Presidente Bolsonaro”. Ainda não há detalhes de até quando a mobilização deve perdurar.
Apesar da mobilização, a segurança do local não está comprometida, já que os servidores que participam da mobilização não estão de plantão. (Com Catanduvas em Foco e Catve.com).
O terminal rodoviário de Guaraniaçu, no Centro-Sul do Estado, é uma extensão da vida de Otacílio de Oliveira. É lá, vendendo sorvetes e picolés, que ele ganha dinheiro para cuidar da família. Os produtos partem de R$ 1,25, dos mais variados tipos de fruta. O sorveteiro anda que é só sorrisos ultimamente. O movimento, diz, melhorou muito depois que o complexo foi reformado.
Reinaugurado em junho, o espaço recebeu melhorias no saguão principal, depósitos, salas multiuso com locais exclusivos para idosos, lanchonetes, cozinha, área de circulação, instalações sanitárias com chuveiro e estacionamento. “Ficou muito bonita, um trabalho bem-feito. Bem melhor do que a antiga, que era ruim e pequena”, conta Oliveira. “Com mais gente por aqui, passei a vender mais picolés”, acrescenta, empolgado com o novo ciclo comercial.
O investimento foi de R$ 774.131,60. A maior parte, R$ 557.622,77, recursos do Tesouro do Estado a fundo perdido. A contrapartida municipal ficou na ordem de R$ 216.508,83.
“Estamos revitalizando diversos espaços municipais e essa rodoviária é uma das obras que deixaremos como legado para a população. Significa mais conforto para quem precisa usar o transporte coletivo. E, claro, serve com um cartão de visitas para quem chega a Guaraniaçu”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Secretário municipal da Administração e Planejamento, Carlos Alberto Cassimiro explica que a reforma foi pensada para garantir mais conforto, acessibilidade e segurança, respeitando normas técnicas sanitárias e também do Corpo de Bombeiros. “Contamos com salas pensadas para os idosos descansarem, especialmente aqueles que precisam passar mais tempo no terminal. Com camas e chuveiros exclusivos, sem custo. É mais tranquilidade e comodidade”, destaca.
“A rodoviária era antiga e bem precária. Por isso optamos por uma revitalização completa”, acrescenta o engenheiro responsável pela obra, Edinei Pasqualotto.
USUÁRIOS – A estudante Simone de Lucca usa com frequência a rodoviária. Moradora do distrito São João, de Guaraniaçu, costuma fazer de ônibus o trajeto de 142 quilômetros até Chopinzinho. Ela destaca os pontos altos do novo terminal. “A antiga rodoviária era pequena e suja. O conforto melhorou muito, com banheiros limpos e ar-condicionado que funciona”, diz.
Opinião compartilhada pela dona de casa Rosângela Custódio. Ela se desloca mensalmente para Cascavel para cuidar da neta, um percurso de 72 quilômetros. “Temos estrutura disponível para usar enquanto aguardamos pelo embarque. Banheiros e assentos limpos, bem higienizados”, afirma.
DEMAIS CIDADES – A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas mantém em ação um grande pacote de construção, readequação e reformas de terminais rodoviários em diferentes regiões do Paraná. As obras contam com recursos do Tesouro do Estado e de financiamentos, com operação do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à secretaria.
Além de Guaraniaçu, os outros municípios beneficiados são Campo Largo, Francisco Beltrão, Guaratuba, Jaguapitã, Mamborê, Sengés, Toledo, Turvo e Umuarama. O investimento chega a R$ 24.305.613,33, sendo R$ 14.451.036,55 pelo Programa de Transferências Voluntárias da Secretaria do Desenvolvimento Urbano; R$ 8.589.945,92 pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM); e R$ 1.264.630,86 em contrapartidas municipais.
“São obras que representam um grande avanço aos municípios, que passam a ter maior integração regional, tanto do ponto de vista social quanto econômico. Beneficiam a população ao estimular o comércio, a indústria e, por consequência, a geração de empregos”, afirma o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega.
PAVIMENTAÇÃO – Além do novo terminal de transporte, o secretário destaca que está prevista a pavimentação asfáltica, sobre pedras irregulares, em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) de uma área de 4.445,33 metros quadrados. A ação inclui serviços preliminares, terraplenagem, sub-base, base, imprimação com emulsão, revestimento, reperfilamento e travessia elevada, fresagem, pintura, meio-fio e sarjeta, serviços de urbanização, sinalização de trânsito, drenagem e placa de comunicação visual.
A obra já foi contratada e deve começar nos próximos dias. Conta com investimentos de R$ 505.175,78 do Governo do Estado por meio do Programa de Transferências Voluntárias. “Temos incentivado os municípios a se modernizarem. O Estado é parceiro em projetos que melhorem a vida urbana e a integração regional”, reforça Ortega. (Com AEN)
Nesta segunda dia 09, por volta das 08h58min, compareceu à Sede da 2ª Cia um proprietário de um terreno relatando que no dia 06/11 (sexta); tomou conhecimento de um incêndio em sua propriedade rural localizada na Linha Erval Bonito, onde foram queimados aproximadamente 01 alqueire de reflorestamento de Pinus, e que desde então começaram a tentar controlar as chamas, que foi constatado no sábado que o incêndio avançou na área de reserva e que algumas árvores nativas foram furtadas aproximadamente 10 árvores.
O proprietário informou ainda que não sabe como começou o incêndio, mas acredita que alguém deve ter cometido o ato.
A vítima foi orientada sobre os procedimentos judiciários.
Nesta segunda dia 09, a equipe da PM foi acionada para deslocar ao município de Espigão Alto do Iguaçu, mais precisamente na rua Chapecó aonde o solicitante informava que havia um cidadão alcoolizado conduzindo um veículo Fiat/ Palio de cor roxa.
A equipe deslocou até o endereço e no final da rua Chapecó, mais precisamente em frente ao numeral 12, constatou um veículo Palio sendo conduzido por um indivíduo, o qual, prontamente a equipe deu voz de abordagem, e constatou que o condutor identificado como J. D. V. conduzia um veículo Pálio de cor roxa onde em consulta não havia alerta de furto e roubo.
Foi constatado que o condutor estava embriagado, uma vez que apresentava fala desconexa, forte odor etílico e não conseguia ficar em pé por conta da embriaguez.
Foi dada voz de prisão ao mesmo e encaminhado até a Companhia de Polícia e realizado os procedimentos cabíveis, notificado nos art. 165, 162 I, 164 CC 162 I e 230 V, bem como preenchido o Termo de constatação devido o mesmo recusar o teste etilométrico e posteriormente encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Quedas do Iguaçu para os procedimentos cabíveis.
O veículo foi recolhido ao pátio.
Neste domingo dia 09, por volta das 22h30min, por solicitação da enfermeira, a equipe da PM deslocou em apoio à ambulância do Posto de Saúde do município para dar atendimento a um homem vítima de disparo de arma de fogo.
Durante o atendimento constatou-se tratar de um homem de 21 anos o qual havia sido atingido no braço direito por diversos "chumbos" totalizando 11 (onze) perfurações
A vítima estava consciente, porém não soube dizer quem o tinha atingido e que não tem inimizade com ninguém.
Relatou também o mesmo, que estava chegando na casa de sua tia na Comunidade de Jacutinga para pernoitar quando próximo ao portão alguém no meio do mato efetuou um disparo de arma de fogo evadindo-se em seguida.
Diante dos fatos a vítima foi orientada quanto aos procedimentos.
Após diversas denúncias recebidas pelo telefone 190 de que um veículo Celta de cor escura estava nas proximidades de um estabelecimento comercial na rua Francisco Dellê com o som em volume excessivamente alto perturbando os moradores.
Uma equipe do 4º Pelotão da Polícia Militar de Pinhão, deslocou até o local, mas a abordagem ao veículo só foi possível realizar na av. Trifon Hancysz.
Segundo a PM durante o trajeto até a abordagem o condutor do veículo realizou manobras de zigue-zague e chegou a quase colidir com a viatura policial.
Dada a voz de abordagem o passageiro e o condutor foram identificados. Em busca veicular foi encontrado pela equipe policial vários copos contendo bebida alcoólica, (whisky), além de uma garrafa da bebida.
Feito o teste etilométrico sendo obtido o valor de 0,74 mg/l. Dada voz de prisão ao condutor, realizada a confecção das notificações pertinentes, recolhido o veículo e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos.





















