Utensílios de plástico na comida quente são tóxicos; entenda
Os cuidados com a saúde para uma alimentação saudável na cozinha não terminam na escolha dos alimentos. Sabe quando esquentamos a comida em vasilhas de resina ou utilizamos aquela espátula de plástico velha para mexer algo na panela? Isso pode estar fazendo mal à sua saúde sem você saber.
Isso porque os utensílios que usamos - como aqueles feitos de plástico, podem conter resina de melamina e formaldeídos, e serem liberados quando aquecidos. Em determinada quantidade, essas substâncias são tóxicas se ingeridas pelo corpo. E exatamente quando estão dentro do microondas ou em panelas quentes, podem ultrapassar os limites recomendados pelo "Federal Institute for Risk Assessment".
Plástico no microondas e em temperaturas altas
Em temperaturas até 70ºC, o plástico libera a melamina numa quantidade ainda considerada segura para o corpo. No entanto, acima disso e durante um período de tempo longo, o valor pode ser mais alto e então prejudicar a saúde.
Vale lembrar que o limite de melamina na comida é de 30 mg/kg, de acordo com Regulamentação da União Europeia. E, para evitar essa quantidade, a temperatura da panela não é a única coisa a se manter atento.
Segundo o BfR, a degradação desse material plástico pode ser ainda maior com alimentos que contém algum ácido, principalmente frutas e vegetais. Por conta disso, a camada externa do plástico fica mais frágil e a liberação da melamina se torna mais rápida.
Melamina: por que faz mal?
De acordo com American Journal of Nephrology, existem efeitos colaterais da ingestão e inalação de melamina, que pode ocorrer, inclusive, durante o cozimento de alimentos.
Ela pode levar a problemas respiratórios, no aparelho digestivo também complicações renais. Isso acontece porque a substância pode causar irritação e até atrapalhar o funcionamento de órgãos.Veja os sintomas:
Ingestão
diarréia
náuseas
vômitos
Inalação
irritação ocular
irritação do trato respiratório (Com Minha Vida)