Fique por Dentro

Transforme sua carreira com cinco pequenos hábitos

Transforme sua carreira com cinco pequenos hábitos

Com o passar dos dias, é difícil percebermos o quanto progredimos na carreira.

 

Mesmo que pareça distante da realização profissional, saiba que não é preciso soluções grandiosas e custosas para se desenvolver no trabalho. Muitas vezes é preciso acertar metas menores para atingir objetivos macros.

 



A coach de vida e carreira, Bru Fioreti, deu cinco dicas para você transformar sua carreira com pequenos hábitos. Segundo a especialista, micrometas são importantes para ampliar a capacidade de comunicação e desenvolver networking.

 

1. Ler é importante, mesmo com o tempo apertado

 

Mantenha-se atualizado com notícias e textos de assuntos de interesse, mas é importante reservar um tempo do dia para fazer isso. De manhã, por exemplo, você pode criar uma rotina de leitura com um filtro de notícias - como Rss ou Feedly. Assim, é possível sentir o conhecimento aumentando sem esforço.

 

2. Um almoço de negócios por semana

 

Desenvolva relações em momentos fora do escritório. Seja para interagir, trocar informações ou, simplesmente, conviver. É claro que não precisa ser um almoço necessariamente: um breve café já basta. Mas é importante sempre se manter por perto de pessoas que possam acrescentar em termos profissionais.

 

3. Seja um bom ouvinte

 

Profissionais que têm tendência a sentir ansiedade podem se beneficiar (e muito) por ouvir mais, e falar menos. Isso por que podem se arrepender de dizer certas coisas antecipadamente. Antes de opinar durante uma reunião, por exemplo, espere para ouvir os outros. Assim você pode ter uma noção melhor do "clima" antes de se pronunciar.

 

4. Cursos, eventos e palestras

 

"Aprendizado contínuo é condição não apenas para crescer na carreira como para se manter em boa posição. É básico: o mundo evolui, a concorrência evolui, você precisa evoluir também para acompanhar tudo isso", escreve a especialista em seu blog.

 

Aceite mais os convites para cursos e palestras que costuma recusar. Mesmo aqueles que podem não ter relação com sua carreira propriamente dita. Qualquer atividade que estimule seu cérebro, como aprender a tocar um instrumento, ou a falar uma nova língua, pode melhorar sua criatividade e ampliar sua capacidade de resolver problemas.

 

5. Crie empatia com a técnica de Rapport

 

Bru Fioreti explica que a técnica de rapport consiste em imitar gestos e palavras de interlocutores. Segundo a coach, isso faz com que você e a pessoa tenham uma maior conexão durante a conversa.

 

"Observe como a pessoa fala, que termos usa, se gesticula ou é mais contida, entre no universo dela e traga elementos para sua fala e seus trejeitos quando for possível. Essas sutilezas são percebidas (quase sempre de forma não consciente) e criam laços de empatia", explica.

 

 

 

SICREDI 02